Esta coluna abre espaço, nesta data, para transcrever o texto de autoria de Valmiro Ferraz Cabral (na foto acima, à direita), filho da recém-falecida ex-funcionária pública Rosaura Ferraz, ex-presidente da Associação das Donas de Casa de João Pessoa, mais conhecida pelo apelido carinhoso de “Dona Rô” (na foto acima, à esquerda), por conta das suas constantes participações em programas de várias emissoras de rádio, entre elas a Jovem Pan Sat Correio AM 1.230 kHz), onde atualmente apresento o Correio News Paraíba – 1ª Edição, ao lado de Beth Menezes. Segue o texto de Valmiro:
O DEPOIMENTO DOS FAMILIARES
1 – Amigos do Facebook, é com dor e tristeza que anuncio a morte de minha mãe Dona Rô, aos 75 anos de idade e com um legado impecável de luta pelos menos favorecidos. Agradeço a todos que rezaram por sua saúde, amigos fraternos de todas as horas. Deixo aqui um pouco das realizações da “Dama do Rádio Paraibano”.
2 – Militante desde 1994, veio atuando em defesa do próximo e do cidadão, tendo fundado a Associação das Donas de Casa de João Pessoa e desde então participado assiduamente na imprensa (jornal, rádio e televisão), escrevendo uma coluna no “Tribuna do Vale”, que atendia toda a região do Brejo, onde falava sobre os problemas do cotidiano da mulher, mãe, dona de casa e do cidadão(ã) em geral.
3 – Participou, entre outras coisas, como colaboradora do Procon Municipal desde a sua fundação e posteriormente do Procon Mirim, onde participou do projeto “Educação para o Consumo” através de gincanas promovidas por escolas públicas estaduais através da ação de sua idealizadora, Kécia Leliane Cavalcante, na gestão do atual presidente reeleito da OAB-PB (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba) Odon Bezerra Cavalcanti Sobrinho, que em seguida assumiu o Procon do Estado da Paraíba, na administração do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB).
4 – Contribuiu com a recuperação e preservação de uma instituição importante na área de saúde, como o Hospital Santa Isabel (antiga Santa Casa de Misericórdia de João Pessoa) e participou também da “briga” com louvor pela entrega do hospital Infantil Arlinda Marques, sendo considerada em sua inauguração, madrinha daquela instituição tão importante para a criança carente.
5 – Participou também da luta popular no intuito de preservar a agência da Caixa Econômica localizada ao lado do Cefet (antiga Escola Técnica Federal de Jaguaribe), instituição bancária considerada de suma importância para os idosos e o comércio do bairro em geral.
6 – Incansável, trouxe a então Telemar (representada na pessoa do seu então diretor institucional Luizmar Resende) para esclarecer dúvidas do consumidor junto ao grupo de idosos da paróquia do Rosário, em Jaguaribe, bem como foi convidada por ele para presidir o conselho de usuários, além de também convidar Odon Bezerra para esclarecer para a população do bairro acerca dos direitos dos consumidores e as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor.
Abaixo, seguem-se as fotos da vereadora reeleita Raíssa Lacerda (PSD) entregando a Dona Rô o “Título de Cidadã Pessoense”, no plenário na Câmara Municipal de João Pessoa, ladeada pela homenagem feita na frente do Hospital de Emergência e Trauma “Senador Humberto Lucena”, pelo Corpo de Bombeiros Civis da Paraíba, quando do anúncio oficial da morte dela, na tarde da 4ª feira passada (dia 05/12/2012).
NOTA DO REDATOR:
Em meu nome particular, que a considerava uma espécie de minha "Mãe Adotiva no Rádio Paraibano", à guisa de fada-madrinha ou tia-protetora, reproduzo abaixo uma canção do Padre Zezinho, intitulada "Exéquias":
Exéquias
(Autoria: Padre Zezinho)
Como nuvem passageira é nossa vida
E quem nos leva
Quem nos leva é o sopro do senhor
Acreditamos que ao senhor pertence tudo
O que ele fez. Ele fez foi por amor
Como nuvem passageira é nossa vida
E não importa
Não importa nem dinheiro nem poder
Feliz daquele que ao chegar àquela hora
Está sereno e preparado para morrer
Somos todos como nuvem passageira
Não importa quantos anos viveremos
Ao chegar a nossa hora derradeira
O senhor perguntará o que fizemos
Lá no céu só vão entrar os amorosos
Os que amaram como Deus mandou amar
Quem lutou pra ver feliz outras pessoas
Eternamente lá no céu irá morar