Categorias: Política

O novo avião do Estado chegou

PUBLICIDADE

  

Já está em território brasileiro o novo avião modelo King Air B-200 (na foto acima, à esquerda), de fabricação norte-americana, ano 2010, importado dos Estados Unidos para São Paulo, onde aguarda receber seu prefixo concedido pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e poder voar pelos céus da Paraíba até o Hangar do Estado, no aeroporto Castro Pinto, em João Pessoa.

King Air no lugar do Cheyenne

O B-200 vai substituir o antiquado Cheyenne 3 (na foto acima, à direita), também importado dos EUA em 1992, pelo então governador Ronaldo Cunha Lima (PSDB), após a aeronave fabricada em 1987 ter sido adquirida numa feira de aviação e haver sobrevivido mediante constantes manutenções técnicas até o terceiro governo de José Maranhão (PMDB), finalizado em 2010.

Xingu substitui o velho Sêneca

O Estado também utiliza atualmente – mediante empréstimo feito pelo ministério da Integração Nacional com duração de cinco anos, a custo zero – um avião Xingu 2 (na foto abaixo, à direita), fabricado pela Embraer, que serviu muito tempo à Sudene. Ele já está sendo usado nas viagens feitas pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) às cidades localizadas no interior paraibano.

AERONAVES ATUAIS QUE SERÃO DESATIVADAS

Fabricante: Piper – Modelo: Cheyenne III – Ano: 1987 – Valor: U$ 1.050.000,00 – Prefixo: PP-EPB

Fabricante: Embraer – Modelo: Sêneca V – Ano: 1997 – Valor: U$ 980.000,00 – Prefixo: PP-EPG (na foto abaixo, à esquerda)

  

DADOS SOBRE TURBOÉLICE DO GOVERNADOR

O King Air B-200 nasceu na cidade de Winchita, no Estado do Kansas, onde fica localizada a sede da empresa, no início da década de 1970, e posteriormente, na década de 1980, recebeu a denominação definitiva, com fuselagem alongada para acomodar 6 ou 7 passageiros, incluindo nela mais uma opção de galley (comissaria de bordo ou frigobar) compacta para água, sucos e refrigerantes.

Para atender os mercados de alto poder aquisitivo norte-americano e europeu, compostos basicamente de agropecuaristas que precisavam de um tipo de transporte confortável e rápido, mas sem abrir mão da flexibilidade operacional para pousar e decolar em pistas curtas, o fabricante Beechcraft disponibilizou a motorização Pratt & Whitney com potência aumentada nos dois motores turbinados.

A flexibilidade de pousar e decolar em pistas curtas, feitas de barro, grama ou asfalto, com obstáculos próximos às cabeceiras e prolongamentos muito pequenos (pouca área de escape em caso de acidentes) é o motivo pelo qual muitos desses clientes acabam optando pelo avião do tipo turboélice, já que os jatinhos, em geral, têm limitações técnicas neste sentido.

É consenso no meio aeronáutico que, do ponto de vista econômico, os aviões turboélice são mais vantajosos que os aviões a jato em viagens de até 500 quilômetros (distancia média entre João Pessoa e Cajazeiras, por exemplo).

Neste sentido, somente em viagens de mais de 750 quilômetros é que os aviões a jato são mais vantajosos, com o benefício de alcançarem maior velocidade de cruzeiro e que os turboélices não conseguem alcançar.

FICHA TÉCNICA DO EQUIPAMENTO

Fabricante: Beechcraft – Modelo: King Air B-200 – Ano: 2010 – Valor: U$ 5.200.000,00 (novo) – Capacidade de transporte: 7 a 9 passageiros – Custo aproximado para revenda a terceiros em 2ª mão: US$ 1,8 milhão (usado e em bom estado de conservação) – Velocidade máxima: 540 km/horas – Altitude máxima de voo: 10.000 metros (30 mil pés) – Pista mínima para decolagem 1.350 metros – Alcance (autonomia de voo): 2.100 km.

AERONAVE EMPRESTADA PELA SUDENE

O EMB-121 Xingu de prefixo PT-FAX é uma aeronave turboélice para uso executivo produzida a partir da década de 1970 pela Empresa Brasileira de Aeronáutica, em São José dos Campos-SP, projetada para viagens interestaduais e internacionais, com capacidade para transportar confortavelmente seis ou sete passageiros, incluindo um toalete básico.

O design dessa aeronave foi criado pelos engenheiros da Embraer, que aproveitaram o projeto das asas e motorização do turboélice EMB-110 Bandeirante (projetado para uso no transporte regional de passageiros), mas a fuselagem do avião Xingu é completamente nova. Uma versão modificada, mais silenciosa, o EMB-121A1 Xingu II, foi introduzida em 1981, com um motor mais potente.

Hoje ele está fora de linha, mas ao final da produção do modelo, em agosto de 1987, a Embraer havia produzido 106 unidades, sendo que 51 foram exportados. Atualmente a Força Aérea Francesa tem o maior número de EMB-121 em atividade, com 43 aviões em serviço.

Na Força Aérea Brasileira, apenas o 6° ETA, sediado na Base Aérea de Brasília-DF, possui EMB-121 Xingu. As três aeronaves em operação são utilizadas para transporte de autoridades governamentais e para apoio ao VI Comando Aéreo Regional.

Especificações de voo e Características Técnicas

Tripulação: Piloto e co-piloto (um mecânico também compõe a tripulação básica na Força Aérea Brasileira e na Sudene) – Capacidade de transporte: 8 passageiros – Comprimento: 12,25 metros – Envergadura: 14,45 metros – Peso Máximo de Rampa: 5.700 kg – Capacidade Total de Combustível: 1.720 litros (querosene de aviação, apelidada de “gasolina azul”).

Desempenho durante navegação aérea

Velocidade Máxima: 465 km/h – Alcance: 2.278 km (autonomia de voo) – Teto de serviço: 26.000 pés de altitude (cerca de 8.600 metros).

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Hervázio detona acenos da oposição a Adriano e questiona “intenções” do grupo: “Querem apagar fogo com gasolina”

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) manifestou desconfiança em relação aos recentes gestos de solidariedade…

17 de janeiro de 2025

Assessor de Lula enaltece possibilidade de Aguinaldo Ribeiro assumir liderança do governo na Câmara: “Grande aquisição”

O assessor especial de Relações Institucionais do Governo Federal, Mozart Sales, destacou nesta sexta-feira (17)…

17 de janeiro de 2025

Após intervenção de aliados, mal-estar entre João e Galdino estaria “resolvido”, segundo deputado da base

De acordo com informações divulgadas pelo jornalista Luís Torres, da Rádio Arapuan, o deputado estadual…

17 de janeiro de 2025

Hervázio diz que tensão entre João e Adriano preocupa a base e prega resolução rápida do conflito

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) expressou preocupação com o clima de tensão entre o…

17 de janeiro de 2025

Sisu 2025: UFPB publica edital de cadastramento dos aprovados na Chamada Regular

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal da Paraíba (PRG/UFPB) publicou o edital de cadastramento obrigatório para…

17 de janeiro de 2025

Paraíba registra redução nos casos de Covid-19 na primeira quinzena de janeiro

Na primeira quinzena de janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) registrou uma redução…

17 de janeiro de 2025