Categorias: Política

O que houve com a militância tucana em Campina?

PUBLICIDADE

Recebi telefonemas de pessoas do centro da cidade, na manhã desta quarta-feira, falando sobre o tal arrastão que marcaria o início da campanha da Coligação encabeçada por Ricardo Coutinho na cidade. Eram pessoas que diziam que o evento não tinha ‘dado quórum’. Claro que não acreditei. Afinal, estamos na terra do ex-governador Cássio, um homem de prestígio político em Campina Grande.

O relato era o de que Cássio, Ricardo Coutinho, Rômulo Gouveia, Efraim Moraes e Ivandro Cunha Lima entravam nas lojas, cumprimentavam as pessoas, distribuíam simpatia e material de campanha, mas nada daquela monstruosidade de gente que sempre acompanhou Cássio e Rômulo em Campina, nas campanhas passadas.

“A concentração foi iniciada por volta das 9h, na rua Maciel Pinheiro, em frente ao prédio da Prefeitura Municipal, com pessoas empunhando bandeiras laranjas e amarelas. Os candidatos entraram nas lojas e cumprimentaram funcionários, depois seguiram para o Calçadão da Rua Cardoso Vieira, principal ponto de encontro de intelectuais e pessoas da terceira idade, encerrando o ato político na Praça da Bandeira”, diz trecho de release que recebi.

Em outra matéria, li o seguinte: “O que chamou a atenção na caminhada foi o distanciamento dos candidatos. Cássio chegou a entrar sozinho em várias lojas do centro comercial, enquanto Ricardo tinha que se contentar com apertos de mão de pessoas que sequer o conhecia. Em outro momento, Rômulo e Ivandro também mostravam certo distanciamento do ex-prefeito de João Pessoa. O grupo só aparecia unido mesmo quando era para fazer registros fotográficos para os jornais”.

Tentei argumentar que deveria haver algum engano. “Olha, tem cerca de duzentas pessoas. E olha que fiz essa estimativa sendo benevolente”, disse um colega jornalista. Então, fiz questão, eu mesmo, de verificar. Fui pessoalmente ao centro da cidade e constatei, realmente, que se tratava do que me era relatado por telefone: o tal arrastão não foi, nem de longe, o que eu estava acostumado a ver em outras campanhas.

De cara, pensei: não quero acreditar que a liderança política de Cássio e de Rômulo tenha sofrido um abalo tão forte, a ponto de eles não mais conseguirem atrair muita gente a um arrastão. Ainda mais, o de lançamento de uma campanha na cidade natal dos dois. Então, o que poderia ter ocorrido?

Como sou desconfiado de tudo, não quis acreditar, também, que o que houve foi de propósito, como chegou a me falar um outro colega jornalista. “Cássio não é bobo. Ele não torce para a vitória de Ricardo porque sabe que se Ricardo ganhar vai ser seu mais ferrenho adversário em 2014”, disse o colega.

Será que o diminuto público presente ao arrastão – que já nem queria mais chamar assim – não foi proposital mesmo? De qualquer forma, gostaria de saber o porquê de isso ter ocorrido. Sinceramente.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

CGU aponta mais de R$ 10 milhões em pagamentos indevidos a servidores de universidades da PB durante a pandemia

A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou os resultados de uma auditoria que identificou indícios de…

15 de janeiro de 2025

Deputado federal paraibano faz apelo por doação de sangue para sua mãe

Por meio das suas redes sociais, o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), fez ontem (14),…

15 de janeiro de 2025

Castro Pinto se destaca como o quarto aeroporto com maior movimentação de passageiros da Aena no Brasil em 2024

O Aeroporto Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, encerrou 2024 com um crescimento expressivo…

15 de janeiro de 2025

Nordeste segue com alerta de chuvas intensas nesta quarta-feira

Chuvas, ventos e destruição. Estados do Nordeste seguem em alerta por causa do risco de…

15 de janeiro de 2025

Flamengo faz treino  no CT do Serra Branca para enfrentar o Madureira pelo  Carioca em Campina Grande

O time  “2” do Flamengo está em Campina Grande para disputar a segunda partida do Campeonato…

15 de janeiro de 2025

Com nome cotado para a disputa pelo governo, Cícero fala sobre visita ao Cariri, mas reafirma foco em JP: “Gesto de gratidão”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), esteve nessa terça-feira (14) no município de…

15 de janeiro de 2025