Essa eleição foi extremamente cara! Foram quase R$ 5 bilhões vindos dos contribuintes para financiar a campanha dos candidatos. O valor disponibilizado em 2024 foi mais do que o dobro do de 2020 (aproximadamente R$ 2 bilhões). Não tem nada que justifique esse valor astronômico!
Em São Paulo, a direita mostrou sua rachadura profunda entre Nunes e Marçal. Boulos, mesmo apoiado pelo governo federal, praticamente empatou com os candidatos da direita. Nem Bolsonaro nem Lula se mostraram capazes de consolidar um nome. O futuro da polarização após Lula-Bolsonaro está incerto!
Nas capitais, o PT só elegeu 251 prefeitos pelo Brasil e só conseguiu levar 4 candidatos para o segundo turno nas capitais. O PT não elegeu nenhum prefeito de capital. Já o PL elegeu 523 prefeitos pelo Brasil e, nas capitais, levou 9 para o segundo turno e elegeu 2 prefeitos. A direita se fortaleceu ainda mais.
E como sempre, o Centrão levou o maior número de cadeiras de prefeituras: PSD, MDB e PP conseguiram 2.201 prefeituras, representando 40,96% das prefeituras.
O saldo é: nas eleições municipais de 2024, uma esquerda mais enfraquecida diante do avanço da direita nas capitais, um Centrão com muito orçamento para administrar nas cidades e uma conta gigantesca para o brasileiro pagar de Fundo Eleitoral.