O último dia no Congresso Nacional. A senadora Nilda Gondim (MDB-PB) se despede do Senado nesta quarta-feira (01. Ao todo, 18 senadores deixam a Casa hoje.
Nilda Gondim tomou posse no Senado em 12 de janeiro de 2021. Ela era a primeira suplente do então senador José Maranhão (MDB-PB), que estava doente na época e acabou falecendo vítima da covid-19 quando ainda estava licenciado do mandato para tratamento.
Nilda Gondim foi eleita suplente na chapa de Zé Maranhão em 2014. Ela é mãe do também senador Veneziano Vital do Rêgo, vice Presidente do Senado, e do ministro Vital do Rêgo, do Tribunal de Contas da União.
Em entrevista, ela disse que não pretende continuar na política e deve seguir somente com apoio aos filhos e se dedicar a projetos pessoais.
Em recente discurso de despedida, a senadora declarou que apresentou 23 projetos de lei e subscreveu 29 propostas de emenda à Constituição e conseguiu ajudar o Parlamento na redução da desigualdade, na defesa de crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência e no avanço dos direitos das mulheres.
Ela acrescentou que teve orgulho de integrar a Bancada Feminina do Senado, da qual chegou a ser vice-líder. A senadora lembrou que conseguiu, por meio de emendas ao Orçamento, R$ 5,5 milhões para levar o Programa Casa da Mulher Brasileira para o estado da Paraíba.
A nossa luta por igualdade ainda está longe do fim, mas, a cada dia, estamos mais próximas de um cenário em que a misoginia e os vestígios de uma cultura patriarcal deixarão de impactar nas vidas de todas as brasileiras. Tenho certeza de que cumprimos a nossa missão de reduzir a distância para a materialização dessa sonhada realidade — pontuou.
Nilda Gondim é filha do ex-governador da Paraíba, Pedro Moreno Gondim. Casou-se ainda jovem com o jurista e ex-deputado federal, Vital do Rêgo, com quem conviveu durante muitos anos de sua vida e teve três filhos: o ex-senador e atual ministro do TCU Vital do Rêgo Filho, o senador e ex-prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rêgo e a médica Rachel Gondim.
No senado, a vaga de Nilda Gondim, será ocupada por Efraim Filho (União Brasil), que juntamente com Veneziano Vital do Rêgo, e Daniella Ribeiro (PP), vai compor a bancada paraibana na Casa.
SL
PB Agora