A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), em parceria com o Comitê Pela Vida Sou Solidário e a Associação Estudante 10, lançou na manhã segunda-feira (18), a campanha: Água Fonte de Vida, com o objetivo de arrecadar 50 mil litros de água potável para serem doados a população carente de diversas cidades da Paraíba, assoladas pelo flagelo da seca.
A campanha foi lançada durante solenidade no auditório do andar térreo da OAB-PB, localizada na rua Rodrigues de Aquino, 37, Centro de João Pessoa (PB). Vários representantes de sindicatos, associações e autoridades participaram do evento.
Na oportunidade, foi formado um grupo de trabalho que se reunirá na tarde da próxima quarta-feira (20), na sede da OAB-PB, a partir das 16h30, para definir os pontos de arrecadação da água, bem como a logística da distribuição e as cidades que serão contempladas com as doações.
Neste sentido, já foi definido que a OAB-PB solicitará a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) a lista dos municípios que já decretaram de emergência, para que os que estiverem em pior situação sejam beneficiados primeiro com as doações.
O presidente da OAB-PB, Odon Bezerra, explicou que inicialmente o objetivo era arrecadar apenas garrafas de água mineral, de volume superior a um litro, mas depois de manter contatos com diversos empresários e receber sinalização positiva, a Ordem estendeu a doação para até carros-pipa, ficando a critério do doador a opção de doar a quantidade que desejar.
“Inicialmente estávamos pensando em pedir um litro, dois, três, 20 litros de água, mas neste final de semana mantive contato com alguns empresários que sinalizaram de forma positiva e se propuseram a doar até carros-pipa para serem levados para matar a sede das pessoas dos municípios mais castigados pela seca”, declarou.
Odon finaliza ressaltando que o Nordeste e principalmente a Paraíba, na qual cerca de 90% dos municípios já decretaram estado de emergência, vem sofrendo com os efeitos da estiagem, que castiga sobretudo a população mais carente, “por isso a OAB-PB não podia ficar omissa diante deste problema e está realizando a campanha para tentar minimizar o sofrimento do povo paraibano”.
A campanha conta com o apoio da UGT, Força Sindical, Nova Central, CGA Comunicação e ART Impact..
Assessoria