OAB pede nesta tarde suspensão do recesso da Câmara Legislativa alegando ilegalidade
A seccional do DF da Ordem dos Advogados, OAB-DF, vai ajuizar no início da tarde desta segunda-feira (21/12) no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) um mandado de segurança com pedido de liminar alegando a ilegalidade e a inconstitucionalidade da segunda autoconvocação aprovada pela Câmara Legislativa (CLDF) para o dia 11 de janeiro.
O mandado de segurança pedirá que tenha validade o primeiro requerimento feito à CLDF, no último dia 15, o qual determinava a autoconvocação imediata dos distritais para a análise do pedido de impeachment do governador José Roberto Arruda (sem partido). Na ocasião, no entanto, a base governista não concordou e aprovou outro texto, com 16 assinaturas, decretando recesso até 10 de janeiro.
Para sustentar a ilegalidade e a inconstitucionalidade do ato da Câmara Legislativa, a OAB-DF alega que no segundo requerimento os parlamentares condicionam a análise dos pedidos de impeachment à realização de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e ao julgamento pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) do inquérito da Operação Caixa de Pandora, o que seria ilegal. Se todos os trâmites tiverem de ser seguidos, a análise do pedido de impeachment de Arruda ocorreria em, no mínimo, seis meses, possibilitando que o governadior terminasse seu mandato.
A ordem também citou jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) segundo a qual “a maioria legislativa não pode frustrar os direitos da minoria de analisar o processo de impeachment, desrespeitando o direito da sociedade e a prerrogativa do legislativo de fiscalizar o Poder Executivo”. Além do impeachment, a OAB-DF também pede a análise dos processos contra os dez deputados acusados por quebra de decoro parlamentar.
Correio Braziliense
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…