O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, saudou ontem (11) a indicação do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). O ato foi publicado no Diário Oficial da União. “É um exemplo de homem público, comprometido com o aprimoramento das instituições republicanas. A OAB o parabeniza pela nova missão”, afirmou.
“Apesar de breve, sua passagem pelo Senado Federal deixa marcas longevas, principalmente por sua atuação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Também advogado, segue os caminhos do pai, o brilhante jurista Antônio Vital do Rêgo, ex-presidente da OAB da Paraíba e excelente parlamentar”, afirmou. “O TCU ganha com a indicação de um ministro sério e respeitador das prerrogativas profissionais.”
Eleito senador em 2010 pelo Estado da Paraíba, Vital do Rêgo teve atuação destacada no Senado Federal, presidindo atualmente a CCJ e sendo corregedor da casa. Também presidiu a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga a Petrobras, além da CPI do Senado do mesmo tema.
“É mais uma missão que o parlamento brasileiro me confia. Entendo que posso ajudar, como ministro do TCU o exercício do controle externo junto ao poder legislativo. Acredito que podemos ter um tribunal de contas célere com excelente corpo técnico, direcionando o foco para a boa governança junto aos desafios para um Brasil mais competitivo e justo. A transparência, princípio que congrega todos os outros, será a ferramenta que motivará o cidadão a participar das avaliações das contas públicas”, concluiu Vital do Rêgo.
Vital do Rêgo substitui o ministro José Jorge, que completou 70 anos e tem de se aposentar compulsoriamente. Seu nome foi aprovado por 63 votos no Senado, com apenas 1 contra. Na Câmara, teve 313 parlamentares a favor, 8 contra e 8 abstenções. A indicação para o TCU é do Senado. A Corte é formada por nove ministros, sendo três da Presidência da República, três do Senado e três da Câmara dos Deputados.
Natural de Campina Grande, Vital do Rêgo é filho do ex-deputado Antônio Vital do Rêgo e da atual deputada federal Nilda Gondim. Antes de se eleger senador, foi vereador, deputado estadual (1994 a 2006) e deputado federal (2006-2010). É formado em direito pela Universidade Estadual da Paraíba e em medicina pela universidade federal daquele Estado.
Ascom
Um homem foi resgatado desacordado após se afogar na tarde deste domingo (17) na praia…
Duas pessoas ficaram feridas na tarde deste domingo (17), após um carro capotar na BR-230,…
Na noite deste sábado (16), o bairro de Gramame, na região do Colinas do Sul,…
Na manhã desta segunda-feira (18), o governador em exercício da Paraíba, Adriano Galdino, realizará uma…
A casa onde morava Francisco Wanderley Luiz, conhecido como "Tiu França", foi parcialmente destruída por…
A Paraíba subiu ao pódio, neste sábado (16) e agora totaliza três medalhas nos Jogos…