O Ibama realizou entre os dias 21/5 e 02/6, a Operação Dalbergia, para combater o desmatamento e outros crimes ambientais nas regiões do litoral e brejo paraibanos. As multas aplicadas durante a operação somaram R$ 1,282 milhão, com o embargo de atividades em 490 hectares de áreas de Mata Atlântica e de Caatinga destruídas ilegalmente. As equipes do Ibama lavraram ao todo 57 autos de infração durante a operação.
Os agentes ambientais federais que participaram da operação apreenderam 390 metros estéreos de lenha de origem nativa sem documentação de origem. Também houve flagrantes de crimes contra a fauna, com a apreensão de 300 animais da fauna silvestre mantidos irregularmente em cativeiro, quase a totalidade deles aves, nas localidades fiscalizadas.
Para o chefe da fiscalização do Ibama na Paraíba, Rodrigo Escarião, o grande número de autuações em apenas duas semanas de operação mostram uma situação preocupante. ?Tanto na proteção dos nossos biomas, com o combate ao desmatamento ilegal, quanto na questão do tráfico de animais, há mais operações planejadas no decorrer do ano, e continuaremos a agir com firmeza para combater os crimes ambientais na Paraíba?, adverte Escarião.
A operação Dalbergia é parte do Planejamento Nacional Anual de Proteção Ambiental (Pnapa) do Ibama.
Assessoria
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou com entusiasmo a confiança demonstrada pelo governador…
O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, respondeu às críticas feitas pelo ex-deputado federal…
Emendas suspensas. A cidade de Monte Horebe, localizada no Sertão da Paraíba, destaca-se como o…
A fiscalização da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa notificou,…
O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) se pronunciou, nesta quarta-feira (15), sobre a disputa interna…
É falso que o Ministério da Fazenda esteja criando uma “taxa ambiental” para carros com…