Categorias: Política

Opinião: a PB dá exemplo ao país com unidade da esquerda contra Bolsonaro

PUBLICIDADE

A Paraíba sempre se destacou na história da política brasileira. Desde os tempos do Brasil colônia ela assumiu um ponto importante no cenário contestador para o benefício geral do povo brasileiro. Mas não há espaço para comentários neste artigo a respeito de tal assunto. Seria preciso grande estudo acadêmico, e até mesmo um livro – que já existem alguns – sobre a importância do “Sublime Torrão” na confecção do que hoje o país é.

Dito isso, falo do cenário político atual, cujas agremiações partidárias de esquerda, ramificadas na terra natal de Ariano Suassuna e outros grandes nomes da intelectualidade brasileira, firmaram um pacto pela criação da “Unidade Democrática pela Paraíba”. Trata-se, nada mais, que um enlace das siglas esquerdistas que declararam “guerra”, de forma ampla, ao governo do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

A frente é composta pelos seguintes partidos: PT, PSB, PV, PSOL, PCdoB e UP que, coligados, dando exemplo ao país, formataram uma unidade em esforço comum, retirando suas diferenças político-partidárias para um bem comum, qual seja; retirar Bolsonaro e seu discurso de extrema-direita do poder em benefício do Brasil.

E nesse espaço democrático foi formulado um manifesto intitulado “Unidade Democrática pela Paraíba”. Nele, é possível observar desde críticas ao Governo Federal em relação ao enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus, passando por políticas públicas voltadas a questões de preconceitos nas mais diversas formas, até segurança alimentar para os mais humildes, moradias para os que vivem na pobreza, até melhorias, em todos os aspectos, para a vida da sociedade paraibana.

Interessante ver nessa formulação, adversários políticos buscarem, em canto uníssono, soluções para vencer o inimigo em comum. Bolsonaro e sua legião de apoiadores.

As eleições de 2022 na Paraíba

Sobre as eleições de 2022 na Paraíba, o grupo prefere manter-se, em dias atuais, com pensamentos independentes, embora não descarte uma aproximação que ponha um candidato ao governo do Estado. Contudo, essa questão não é prioridade em dias atuais, como bem disse o presidente do PT da Paraíba, Jackson Macêdo, ao PB Agora.

O mesmo pensamento tem o ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB). Sua atenção principal é retirar do Palácio do Planalto Bolsonaro. Questões políticas sobre os rumos da Paraíba merecem ser discutidas, mas a posteriori. A movimentação, hoje, gira no entorno do inquilino do Palácio do Planalto.

E nesse embate hercúleo que está por vir, penso, eu, que apenas a esquerda não derrubará Bolsonaro, pois o mesmo tem um eleitorado fiel, até fanático, que é muito, muito forte, além da própria máquina pública em suas mãos.

Vale pensar que partidos de centro-esquerda, centro-direita e da própria direita são indispensáveis em tal cruzada, caso os insatisfeitos com o governo do “mito” desejem uma vitória, que não será fácil no pleito de 2022. Em tempo, não se vence uma guerra com um número escasso de aliados e seus exércitos. E a história conta muito bem tal fato.

 

Eliabe Castor
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024