Categorias: Política

Opinião: a possível ida de Bolsonaro para o PP causará “efeitos” no cenário político da PB

PUBLICIDADE

A possibilidade do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) regressar ao Progressistas (PP), sigla que esteve filiado entre 2005 e 2016, na época que era deputado federal, começou a agitar o meio político da Paraíba.

E caso confirmado, sem dúvida alguma haverá uma modificação significativa no xadrez político paraibano. É público o ranço envolvendo o mandatário do país e o governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania).

Farpas severas já foram trocadas envolvendo os dois gestores, principalmente foi – e é – a pandemia uma das principais divergências dos políticos. Ambos têm uma visão completamente oposta relativa ao combate à Covid-19.

Bolsonaro, um negacionista categórico, Azevêdo, aquele que faz valer a ciência para debelar um vírus que já ceifou a vida de 449 mil brasileiros. Expostos tais fatos, uma série de dúvidas pairam no ar como a “leveza” de uma placa de chumbo.

A primeira delas: retornando o inquilino do Palácio do Planalto ao Progressistas, qual será o posicionamento do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, que integra tal sigla? O chefe do Executivo pessoense tem bom relacionamento com João Azevêdo, e já afirmou que apoiará o governador nas eleições de 2022 numa possível tentativa de reeleição.

Lucena ficará a vontade no PP? Ou migrará para o Cidadania? Vale lembrar que Azevêdo deixou claro que as portas da agremiação partidária ao qual faz parte estão abertas para o prefeito da capital.

Os Ribeiro

Mais uma incógnita. Os irmãos Agnaldo e Daniella Ribeiro, ele deputado federal e líder da maioria no Congresso, ela senadora. Ambos com visões distintas sobre a política paraibana e nacional.

Aqui mais umas pitadas de pimenta. Os Ribeiro têm o completo controle do PP na Paraíba. Daniella já demonstrou o desejo de ser candidata ao governo do estado e, pelo visto, anda de mãos dadas com a família Bolsonaro. Prova disso foi seu encontro com a primeira dama do país, Michelle Bolsonaro na quarta-feira (19).

Elogios trocados por ambas, o certo é que Daniella Ribeiro convidou a primeira dama para visitar a Paraíba, o que foi aceita pela esposa de Jair Bolsonaro. Sua vinda ao estado terá um caráter social, mas também político.

Michelle Bolsonaro virá à Paraíba a fim de discutir políticas públicas inclusivas para os deficientes auditivos. Talvez um pouco mais, o que é quase certo. Só o aceno de Daniella Ribeiro já é um desconforto para Agnaldo Ribeiro.

Sim, pois Agnaldo tem divergências com o presidente da República e mantém boa relação com João Azevêdo, estando cotado para integrar a chapa majoritária do governador paraibano, havendo a possibilidade de disputar uma vaga para o Senado.

E sigo as perguntas e conjecturas. Daniella Ribeiro, confirmando seu nome à disputa do governo da Paraíba, tendo o apoio dos Bolsonaro na peleja, traria ainda mais desconsolo ao irmão. Dois golpes no estômago é algo que dói bastante, ao ponto da boa relação com a irmã esfriar e, quem sabe, Agnaldo buscar outro partido para chamar de seu.

Romero Rodrigues

Certamente a aproximação de Daniella e Michelle Bolsonaro já preocupa o ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD). Fiel às ideias de Jair Bolsonaro, que declarou apoio à postulação do ex-gestor ao governo da Paraíba, pode mudar. No PP, o presidente poderá assumir uma postura neutra.

A situação poderia respingar até na gestão do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, que faz parte do grupo político de Romero Rodrigues, ou seja; o clã Cunha Lima. Como poderia acontecer tal fenômeno? Simples: o vice-prefeito da cidade serrana tem nome e sobrenome. Lucas Ribeiro, filho de Daniella e líder do PP campinense.

Como o leitor pode observar, a possível ida de Bolsonaro para o Progressistas, que já recebeu a chancela do presidente nacional do partido, senador Ciro Nogueira (PP-PI), ocasionará fortes tensões no xadrez político paraibano. Agora é aguardar, pois na política tudo pode acontecer, menos o “nada”.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024