Categorias: Política

OPINIÃO: Acerca da sintonia entre João Azevêdo e Cícero Lucena. Até quando?

PUBLICIDADE

O governador João Azevêdo (Cidadania) e o prefeito de João Pessoa (Progressistas), Cícero Lucena, andam numa sintonia “que dá gosto”, como dizemos lá pras bandas do brejo. Tomé e Bebé, justos feito beiço de bode.

A sintonia entre João e Cícero é o que há de mais recomendável para uma relação institucional. É com este grau de civilidade que deve se pautar a relação entre um governador de Estado e um prefeito, especialmente prefeito da Capital do Estado. Ninguém perde quando a picuinha política sai da pauta o assunto é governar. Pelo contrário, todos ganham. O bem comum fica acima de interesses individuais, partidários etc.

Compromissos?

Mas num estado como a Paraíba, em que a política partidária está sempre no cardápio, mal se termina uma eleição e a discussão já embarca em outra.

O que mais se questiona a essa altura sobre as eleições de 2022 é: esta sintonia fina entre o governador João Azevêdo e o prefeito Cícero Lucena se sustentará até o próximo pleito?

Pode ser que sim, pode ser que não. Muita água vai rolar sob esta imensa ponte.

Cícero apoiar a candidatura de João Azevêdo à reeleição seria natural. Como também seria natural não apoiar. Até porque, pelo menos em tese, a sintonia institucional entre ambos necessariamente não denota compromissos políticos eleitorais para o futuro.

A menos que, entre si, haja um acordo tácito entre eles de manterem a sintonia administrativa também no campo político visando o pleito de 2022. Aí e outra história, e só eles podem responder.

Mas, vamos combinar: Cícero Lucena selaria um acordo político prévio com João Azevêdo sem a chancela do deputado Aguinaldo Ribeiro e a senadora Daniella Ribeiro, donos do Progressistas? Ainda mais tendo sido eles quem acolheu Cícero no seu retorno do exílio político voluntário, oferecendo-lhe legenda e mais prestígio do que ele já tinha, para concorrer à Prefeitura de João Pessoa.

E Campina?

Se porventura há um acordo político prévio entre João e Cícero, é sinal de que pode haver confusão (ou traição) lá na frente. Porque os Ribeiros não sinalizam com muita simpatia apoiar a reeleição do governador da Paraíba.

Se eles estão se valorizando, barganhando, aí é outra história. Mas se a cúpula do Progressistas resolver apoiar um projeto de governo com origem no seu principal reduto eleitoral, Campina Grande, Cícero os abandonará ou seguirá a orientação partidária?

É isto que vamos ver…

Será?!

Será que João e Cícero selaram entre eles um acordo político para as eleições de 2022?

Se há qualquer coisa neste sentido “é aí onde a porca torce o rabo”, como diria a minha avô materna, Mamãe Mocinha.

Primeiro porque Cícero pertence a um partido.

Com o ministro

Durante reunião com a bancada feminina no Senado, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, saudou a senadora Nilda Gondim (MDB), em nome das demais participantes.

O ministro registrou que a sua mãe e a senadora Nilda foram contemporâneas de turma nos tempos de colégio.

Na reunião, as parlamentares lamentaram o atraso da vacinação contra a Covid-19 no Brasil e pediram mais agilidade na aquisição de medicamentos e do chamado “kit-intubação”, que faltam em muitos hospitais para pacientes em estado grave.

O ministro destacou a importância do diálogo entre Executivo e Legislativo, bem como da integração entre os diversos setores da sociedade, os diferentes níveis de governo e entes da Federação para combater a pandemia.

Nilda Gondim ressaltou que o país vive uma situação caótica com tantas mortes. Para ela, além de buscar ações urgentes visando acelerar a vacinação e a aquisição dos insumos que faltam nos hospitais, é preciso adotar medidas preventivas e planejamento de médio e longo prazos a fim de evitar que situação tão dramática se repita.

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sargento Neto deixa secretaria na PMCG e volta a integrar bancada de oposição na ALPB

O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…

24 de novembro de 2024

Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…

24 de novembro de 2024

CBF define duelos de Botafogo-PB e Treze na fase preliminar da Copa do Nordeste

Na última sexta-feira (22), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a lista de confrontos…

24 de novembro de 2024

Conselheira tutelar vítima de tentativa de feminicídio em Bayeux segue em estado grave no Hospital de Trauma de João Pessoa

Vítima de tentativa de feminicídio, a conselheira tutelar conhecida como Professora Rejane segue internada no…

24 de novembro de 2024

“Momento é de gratidão”, diz Cícero Lucena durante peregrinação da Romaria da Penha neste sábado

A Romaria da Penha confirmou, mais uma vez, uma tradição que atravessa gerações, reunindo milhares…

24 de novembro de 2024

Efraim Filho cobra mobilização da bancada paraibana contra a suspensão do abastecimento de água

Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…

24 de novembro de 2024