Por incrível que pareça, o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) pode estar prejudicando a ascensão do ex-presidente Lula na Paraíba.
Isso porque, inevitavelmente, a sua presença na legenda causa um distanciamento entre Lula e o governador João Azevêdo (Cidadania), que meses atrás ofereceu o seu palanque para o presidenciável, mas não compareceu, nesse domingo, a um encontro de Lula com governadores nordestinos.
A ausência foi sentida.
Mas essa não é a única evidência de que, talvez, João não esteja mais tão disposto com Lula assim. Durante o evento de filiação de Ricardo ao PT, Lula disparou críticas à gestão estadual, o que forçou João a ir à imprensa rebater e gerou um mal-estar.
Agora, vale a pena essa movimentação de Lula em prol de Ricardo? Em que pese a lealdade e a gratidão, dois valores importantes de qualquer ser humano, Lula está sendo inteligente do ponto de vista eleitoral?
As pesquisas mostram João com uma ótima avaliação dos paraibanos e cotado para, segundo as pesquisas, ser reeleito no 1º turno. Enquanto isso, Ricardo ainda precisa vencer uma disputa judicial para poder, efetivamente, ser candidato ao Senado e foi apenas o 6º mais votado na última eleição para prefeito de João Pessoa.
Feliphe Rojas
PB Agora