Finalmente, nós eleitores, temos em nossas mãos resultados de duas pesquisas para o governo e senado pela Paraíba. Real Big Data & PB Agora\Datavox, vieram nos dar luz para que visualizemos o horizonte com mais nitidez. As duas pesquisas calam em nossas mentes um sentido de confiança, não estão distantes uma da outra em números e nos mostram a realidade que vivemos nas ruas. No entanto, sabemos que a grande e real pesquisa se dará no próximo dia 2 de outubro.
Nas duas vemos uma diferença bem pequena, com exceção dos números de Ricardo Coutinho, como senador, que oscilou em 6 pontos de uma para outra. Na Real Big Data Ricardo, tem 29%, na PB Agora/DataVox, ele tem 23%. O atual governador João Azevedo, como era de se esperar, está em primeiro lugar, a máquina do estado nas mãos e um grande conglomerado de partidos que o apoia, porém, João com certeza não se encontra em posição super confortável. Em pesquisas anteriores ele se encontrava em patamares bem mais elevados.
João que se cuide, pois a turma jovem vem com força em seu encalço. Se João estacionar nesses números, os demais concorrentes só tendem a crescer, como vemos no caso de Nilvan Ferreira e Pedro Cunha Lima que, com certeza, em caso de segundo turno, serão parceiros e isso dificultaria a reeleição de João Azevedo. Veneziano traz um discurso bem parecido com o de João Azevedo e tem as mesmas tendências de esquerda, o que faz o senador Veneziano ter dificuldades de tirar quantidade volumosas de votos do atual governador.
É quase o mesmo caso de Nilvan e Pedro Cunha Lima, a grande diferença é que os dois podem tentar enfraquecer o volume de votos de João Azevedo. Quanto ao Senado, o quadro está bem claro quanto aos dias de hoje, a luta é travada entre Ricardo Coutinho e Efraim Filho. Ricardo, que ainda traz dividendos de sua excelente administração como ex-governador do estado e algum respaldo na capital, João Pessoa. Efraim Filho, um veterano de vários mandatos, com uma folha de trabalho robusta em todo o estado da Paraíba. Sabemos que Ricardo Coutinho depende da canetada dos poderosos do judiciário de Brasília, para seguir adiante. Espero o melhor para ele, porém, se o mesmo sair de campo, com certeza Efraim respirará mais aliviado e tomará a primeira colocação.
Pollyana Dutra, a candidata do governador, assumirá o segundo lugar. Bruno Roberto e Sérgio Queiróz, que a preço de hoje disputam a quarta colocação, lutarão por uma ascensão nessa pirâmide. Como faltam pouco mais de 30 dias para finalizar a campanha, muita coisa pode acontecer. Muita água ainda resta, para passar por debaixo da ponte. O Sérgio Queiróz, creio, que já começa a sentir que evangélico em sua maioria, não vota em evangélico e que lhe falta perna para alcançar o interior. No entanto, o Sérgio é inteligente e traz uma mensagem clara, o que é bom, porém, no Brasil, outros valores não republicanos, passam a ter voz de comando, em campanhas eleitorais. Não me pergunte que outros valores são esses. Ponha sua mente para funcionar!
Elcio Nunes
@elciojnunes (Instagram)