Quando li nos principais portais de João Pessoa que Lula da Silva estaria presente no dia 04 de agosto no Busto de Tamandaré para trazer apoio ao pré-candidato Ricardo Coutinho ao Senado e ao também pré-candidato ao Governo do Estado da Paraíba, atual senador, Veneziano Vital, recebi a notícia com estranheza. Na verdade, Lula da Silva e o PT estão empenhados mesmo na Paraíba é com a pré-candidatura ao senado do ex-governador, Ricardo Coutinho.
Lula quer a todo custo, manter-se fiel àquele que lhe foi fiel em todos os momentos, inclusive em momentos de grande angústia que o líder petista passou e toda a nação brasileira o sabe muito bem. Ricardo Coutinho esteve ali, firme e ao seu lado, agora o PT através de seu líder maior quer pôr um dever moral devolver-lhe a lealdade. Veneziano Vital, para Lula, é apenas uma curva no caminho, até porque, Veneziano, não tem nada a perder, todavia lhe resta mais quatro anos no Senado da República.
Regressando ao ato livre que deveria ser celebrado no dia 4 de agosto, no Busto de Tamandaré, hoje os portais trazem a notícia de que foi modificada a agenda do Lula em João Pessoa e transferida para o dia dois de agosto em Campina Grande. A ideia é sem sombras de dúvidas, sensata.
– Primeiro: Queira ou não, a oposição, Bolsonaro é forte em algumas capitais do nordeste, incluindo a da Paraíba. Nas eleições de 2018 ele ganhou em cinco capitais nordestinas, incluindo João Pessoa, no primeiro e segundo turno.
– Segundo: Seria imprudente uma aglomeração a céu aberto na orla de João Pessoa, como sabemos, nessa área vivem pessoas de classe média alta e a maioria são defensoras da candidatura do atual Presidente. Seria uma insensatez a realização desse ato naquele sítio litorâneo. É como jogar terra em dois cachorros ferozes para brigar. Creio que alguém pensou bem e resolveu fazer o mais sensato antes que algum mal viesse a acontecer. Parabéns para quem assim pensou.
– Terceiro: Todos sabem que a convenção do PSB está programada para o dia 5 de agosto em João Pessoa, e que o pré-candidato João Azevêdo apoia o pré-candidato, Luiz Inácio da Silva à Presidência da República. Todos que militam na política, sabem que também o pré-candidato a vice de Lula, Geraldo Alckmin, pertence ao PSB do governador. Logo, tudo seria uma incoerência e falta de respeito. Creio que João e sua equipe emitiu um sinal vermelho em direção ao quartel general de seu partido e uma atitude coerente foi tomada.
Finalmente, até o dia 5 de agosto todas as convenções partidárias terão que ser realizadas, a partir daí o coro come e quem tiver mais sebo nas canelas poderá alcançar maiores alturas. Nilvan Ferreira e Pedro Cunha Lima, com certeza, terão suas convenções realizadas em território campinense. Por falar em Nilvan Ferreira, dizem que o mesmo tem sido muito bem avaliado entre os quatros principais concorrentes. Essa campanha não será tão folgada para João Azevedo, apesar do mesmo ter a máquina do governo nas mãos, também dizem que Pedro Cunha Lima e Veneziano Vital vem a todo vapor. Essa campanha eleitoral de 2022 na Paraíba, vai ser emocionante, quem viver verá. Com certeza, teremos segundo turno. Ninguém levará no primeiro round.
Elcio Nunes
@elciojnunes