Categorias: Política

Opinião: Cícero e Bruno Cunha Lima são peças-chave nas eleições de 2022

PUBLICIDADE

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), terá um desafio hercúleo no seu primeiro ano de gestão. Primeiro desarmar as bombas deixadas no subsolo pelo seu antecessor, Luciano Cartaxo (PV), a exemplo de licitações inoportunas e um concurso público assinado pelo gestor verde no findar do seu governo. Uma “jihad” política bem planejada para tentar debilitar o progressista no seu primeiro ano à frente do Paço Municipal.

Fora esses desafios, Cícero Lucena terá o dever de retribuir o apoio político ao governador João Azevêdo (Cidadania), que esteve ao lado do prefeito da Capital ao longo de todo o pleito realizado no ano passado. A mão do inquilino do Palácio da Redenção foi decisiva para o êxito do progressista, e tal fato é indiscutível.

Em rápido resumo Lucena terá que suar a camisa e soar com vigor os sinos da Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves a fim de anunciar seus acertos. E digo isso, pois, ao subir a serra da Borborema, o ex-governador Cássio Cunha Lima, mente pensante do clã, mesmo residindo em Brasília, buscará eleger um dos seus na majoritária de 2022, principalmente após o revés que experimentou no pleito de 2018, quando foi o quarto colocado em número de sufrágios válidos.

E nessa derrota inesperada, Cunha Lima obteve o tempo necessário para analisar o que deu errado em 2018 a fim de não cometer outros erros políticos e estratégicos que acabaram com o sonho de ser reeleito senador. E aqui eu não falo em vingança e, sim, a busca de realinhar o poderio bélico da sua família para tentar tomar a “Bastilha” e voltar a ocupar o governo do Estado.

Em tempo, não será Cássio Cunha Lima e, sim, o ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), que é primo do ex-governador, o candidato natural da família. E nessa conjuntura entra a figura fundamental do atual prefeito de Vila Nova da Rainha, Bruno Cunha Lima, filiado ao PSD.

Bruno tem a mesma missão que Cícero. Fazer uma boa gestão já no primeiro ano da sua gestão, a fim de dar o aporte necessário em termos de força política para a sua família. E observe leitor! Os Cunha Lima repetem a mesma estratégia das eleições de 2020. Muitos do clã colocaram seus nomes na disputa a prefeito para confundir os adversários e, no apagar das luzes, exibirem quem realmente seria o postulante familiar.

Observe que o filho de Cássio, Pedro Cunha Lima (PSDB), que atualmente exerce uma cadeira na Câmera Federal, demonstrou certa disposição para disputar o governo da Paraíba. Mas, escreva: o candidato do grupo será Romero Rodrigues. Bem mais experiente que seu parente parlamentar, deixou o cargo de prefeito com uma aceitação positiva que ficou próxima a 80%, o que é um feito incrível.

Em tempo, todos sabem o poderio político da família Cunha Lima no compartimento da Borborema, que engloba 60 municípios, sendo Campina Grande o segundo maior colégio eleitoral da Paraíba, perdendo, apenas, para João Pessoa.

Por isso a obrigação de Cícero Lucena e Bruno Cunha Lima em realizarem uma boa gestão já no primeiro ano de mandato, pois um erro dos gestores colocará em risco a reeleição de Azevêdo ou os planos dos Cunha Linha para “retomar” o Palácio da Redenção. Sem dúvida alguma os dois gestores são peças-chave nas eleições de 2022. Não há como fugir de tal evidência.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024