Categorias: Política

Opinião: Brejo sairia contemplado com possibilidade de Ricardo Marcelo e R. Paulino assumirem Câmara

PUBLICIDADE

“A política é a arte do possível. Toda a vida é política”. A frase não é minha, mas do escritor e poeta italiano Cesare Pavese. Combatente antifascista, foi um calo para o ditador Benito Mussolini. Mas isso a história conta. O que observo aqui é a genialidade do seu pensamento. Muito atual!

De fato, a política é a arte do possível. E somos, como bem disse Aristóteles, filósofo grego e discípulo de Platão: “Somos seres políticos por natureza!”. É claro que o contexto não pode ser levado de forma concreta para os dias de hoje. Mas a essência sim.

Na filosofia, política é algo bem mais profundo, que não pretendo se estender. Caso assim optasse, o texto ficaria enfadonho. Mas posso pegar uma “carona” em Pavese e falar, com a boca escancarada e cheia de dentes na outra margem da linha. No outro parágrafo.

A política é sim a arte do possível, cuja prova reside no ex-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Ricardo Marcelo (sem partido). Foi o homem, nascido em Belém, deputado estadual. Parlamentar estadual entre os anos de 2003 e 2019, estando na presidência da ALPB em 1º de fevereiro de 2007 até três de maio de 2010. Não é pouco!

E para a surpresa de todos, resolveu pedir “aposentadoria”. Agora, como a fênix, pássaro mitológico que ressurge das cinzas, põe suas asas a bater e colocar seu nome à disposição dos partidos políticos para ser candidato a uma vaga na Câmara Federal.

Não se sabe ao certo que tal ato o levou a “despertar” do sarcófago daqueles que abandonam o poder público. Alega ter sido acometido pela Covid-19 e haver um despertar para lutar por pautas e políticas públicas sanitárias que possam minorar os efeitos nefastos causados pela pandemia, o que é louvável.

Mas terá ele, após se afastar, de maneira voluntária, dos corredores estreitos do mundo político, a chance de ter êxito no seu pessoal projeto e voltar a ter brilho no universo da política? Suspeito que sim, pois Ricardo Marcelo seria um representante legítimo do Brejo paraibano.

É claro que há a forte figura do deputado estadual Raniery Paulino (MDB), também do Brejo, em buscar, de forma legítima, outro assento na Câmara Federal. Mas quem conhece a região sabe. Ricardo Marcelo tem seu reduto em Belém, sua cidade natal.

O emedebista em Guarabira, cuja capilaridade política e eleitoral é outra, tendo ampla chance de êxito. Mas ele – Raniery- ainda não definiu como colocará seu bloco na rua no pleito de 2022.

Bem, conjecturando, o Brejo paraibano, se os dois colocarem seus respectivos nomes à disposição de uma postulação federal, não há como haver um choque “mortal” entre eles na disputa pela ida ao Congresso Nacional.

Para o Brejo, poderia dizer que, tendo dois representantes como deputados federais, seria um “Manjar dos Deuses” à região. E não se pode esquecer a pessoa de Tião Gomes (Avante) – deputado estadual por oito legislaturas consecutivas e que sempre trabalhou para o desenvolvimento daquela seara paraibana.

Agora, é aguardar!

Eliabe Castor

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024