OPINIÃO: ALPB ignora vontade da maioria dos paraibanos ao aprovar cidadania a Bolsonaro

PUBLICIDADE

Os 12 deputados estaduais paraibanos que votaram a favor da entrega do título de cidadania paraibana ao presidente Jair Bolsonaro (PL) ignoram completamente a vontade da maioria do povo paraibano, a quem eles deveriam representar, expressa na eleição recém terminada.

Bolsonaro, o 1º presidente do Brasil após a volta do voto direto a não ser reeleito, perdeu na eleição presidencial nos 223 municípios paraibanos, tanto no 1º turno quanto no 2º. Ao final do 2º turno, o derradeiro, Lula teve uma vantagem de quase 800 mil votos, com 1.601.953 votos (66,62%) contra 802.502 votos (33,38%) de Jair.

Anderson Monteiro (MDB); Cabo Gilberto (PL); Camila Toscano (PSDB); Wallber Virgolino (PL); Taciano Diniz (União Brasil); Jane Panta (PP); Drª Paula (PP); Felipe Leitão (PSD); Galegou Souza (PP); Jutay Meneses (Republicanos); Moacir Rodrigues (PL) e Tovar Correia Lima (PSDB) deveriam ter colocado a mão na consciência e se perguntado, apenas uma vez, se estavam agindo como representantes dos paraibanos ou de um segmento minoritário dentro do nosso estado.

Os que se abstiveram, como Adriano Galdino (Republicanos), Buba Germano (PSB) e Dr. Érico também têm parcela de culpa nessa aberração do nosso Legislativo, pois se apenas um deles tivesse votado contra, o projeto de autoria dos deputados Cabo Gilberto e Wallber Virgolino teria sido rejeitado.

Para além da constatação de que esse projeto, assinado por 12 pessoas, está longe de representar os 4 milhões de paraibanos, se impõe o questionamento óbvio a respeito do que Bolsonaro fez pela a Paraíba que o faça merecer receber uma honraria tão simbólica. Concluiu o 1% que faltava da Transposição? Para depois, ao perder a eleição, cortar a verba da Operação Carro-Pipa e prejudicar dezenas de municípios paraibanos que sofrem com a seca?

Sem contar os boicotes e ataques ao longo do seu governo. Como esquecer, por exemplo, quando chamou a região Nordeste de ‘Paraíba’ ao criticar os governadores da região? Um termo generalista, xenofóbico e preconceituoso que é usado no Sudeste para se referir a todos os nordestinos, ignorando toda a diversidade cultural e étnica que se tem no Nordeste.

Uma vergonha e um disparate o que permitiram, hoje, os deputados paraibanos. Uma página podre na história da Casa de Epitácio Pessoa!

 

Feliphe Rojas
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Durante entrega do Hospital de Amor de CG, diretor da rede ressalta atuação de Veneziano na conquista: “A palavra é gratidão”

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), participou nesta segunda-feira (16)…

16 de setembro de 2024

Polícia Federal nega escolta solicitada por Ruy Carneiro para campanha em JP

A Polícia Federal recusou o pedido de escolta feito para o deputado federal Ruy Carneiro…

16 de setembro de 2024

Jean Nunes reforça entendimento do TRE-PB e diz que forças da segurança da PB irão garantir a tranquilidade nas eleições

O secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, afirmou que as forças…

16 de setembro de 2024

Começa a “Operação Mata Atlântica em Pé” na PB e em mais 16 estados do país

Começa nesta segunda-feira (16/09), a operação de combate ao desmatamento do bioma Mata Atlântica: “Mata…

16 de setembro de 2024

João tacha de ‘factóides da oposição’ os argumentos que visavam forçar convocação de tropas federais para eleições em JP

O governador João Azevêdo (PSB) classificou como "factoides" os argumentos usados por candidatos da oposição…

16 de setembro de 2024

Cabo Gilberto desafia decisão judicial e afirma que PL não seguirá na coligação com Nilvan em Stª Rita

O deputado federal Cabo Gilberto (PL-PB) declarou, nesta segunda-feira (16), em entrevista ao programa Arapuan…

16 de setembro de 2024