OPINIÃO: ALPB ignora vontade da maioria dos paraibanos ao aprovar cidadania a Bolsonaro

PUBLICIDADE

Os 12 deputados estaduais paraibanos que votaram a favor da entrega do título de cidadania paraibana ao presidente Jair Bolsonaro (PL) ignoram completamente a vontade da maioria do povo paraibano, a quem eles deveriam representar, expressa na eleição recém terminada.

Bolsonaro, o 1º presidente do Brasil após a volta do voto direto a não ser reeleito, perdeu na eleição presidencial nos 223 municípios paraibanos, tanto no 1º turno quanto no 2º. Ao final do 2º turno, o derradeiro, Lula teve uma vantagem de quase 800 mil votos, com 1.601.953 votos (66,62%) contra 802.502 votos (33,38%) de Jair.

Anderson Monteiro (MDB); Cabo Gilberto (PL); Camila Toscano (PSDB); Wallber Virgolino (PL); Taciano Diniz (União Brasil); Jane Panta (PP); Drª Paula (PP); Felipe Leitão (PSD); Galegou Souza (PP); Jutay Meneses (Republicanos); Moacir Rodrigues (PL) e Tovar Correia Lima (PSDB) deveriam ter colocado a mão na consciência e se perguntado, apenas uma vez, se estavam agindo como representantes dos paraibanos ou de um segmento minoritário dentro do nosso estado.

Os que se abstiveram, como Adriano Galdino (Republicanos), Buba Germano (PSB) e Dr. Érico também têm parcela de culpa nessa aberração do nosso Legislativo, pois se apenas um deles tivesse votado contra, o projeto de autoria dos deputados Cabo Gilberto e Wallber Virgolino teria sido rejeitado.

Para além da constatação de que esse projeto, assinado por 12 pessoas, está longe de representar os 4 milhões de paraibanos, se impõe o questionamento óbvio a respeito do que Bolsonaro fez pela a Paraíba que o faça merecer receber uma honraria tão simbólica. Concluiu o 1% que faltava da Transposição? Para depois, ao perder a eleição, cortar a verba da Operação Carro-Pipa e prejudicar dezenas de municípios paraibanos que sofrem com a seca?

Sem contar os boicotes e ataques ao longo do seu governo. Como esquecer, por exemplo, quando chamou a região Nordeste de ‘Paraíba’ ao criticar os governadores da região? Um termo generalista, xenofóbico e preconceituoso que é usado no Sudeste para se referir a todos os nordestinos, ignorando toda a diversidade cultural e étnica que se tem no Nordeste.

Uma vergonha e um disparate o que permitiram, hoje, os deputados paraibanos. Uma página podre na história da Casa de Epitácio Pessoa!

 

Feliphe Rojas
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024