Saiu nesta terça-feira (12) a lista de gestores com contas reprovadas no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). Dentre eles, obviamente, o ex-governador Ricardo Coutinho (PT), que teve os balancetes de 2016, 2017 e 2018 rejeitados pela Corte e, em razão disso, poderá ter problemas na Justiça Eleitoral para registrar a sua candidatura. O petista está, a preço de hoje, também inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 5 de outubro deste ano.
No mesmo dia, um golpe duro para o PT da Paraíba. Os outros partidos da Federação nacional, PV e PCdoB, enviaram ata para Brasília dizendo que querem apoiar João Azevêdo (PSB) e não Veneziano Vital do Rêgo (MDB), nome que é apoiado apenas direção estadual do PT.
O fato é que se Ricardo não conseguir reverter a inelegibilidade, será difícil para o PT da Paraíba ter argumentos junto à Federação Nacional para se manter com Veneziano ao invés de João Azevêdo, que faz parte de um partido diretamente aliado do PT e que tem o vice do presidente, Geraldo Alckmin.
Até dia 5 de agosto, muitas águas irão rolar e o tabuleiro que está posto hoje pode ser reconfigurado.
Feliphe Rojas
PB Agora