Categorias: Política

Opinião: em um só movimento, Efraim Filho e Adriano Galdino “turbinam” seus nomes para a majoritária

PUBLICIDADE

A destreza política é algo que, para alguns, reside em mero jogo de cena. Fato é que o fisiologismo existe em tal seara, e isso não pode ser negado. Acordos são firmados, e a conta por tais arranjos muitas vezes é danosa à sociedade. Isso é fato, e não pode ser omitido. Porém, dentre tais expedientes, há caminhos legais e honrosos, desde que a formatação de uma aliança democrática seja feita em moldes aceitáveis.

E aqui cito o apoio do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, hoje no PSB, mas em breve estará no Avante, à pré-candidatura do deputado federal Efraim Filho (DEM) para Senado nas eleições de 2022. E nessas costuras políticas, o parlamentar do Democratas ainda solidificou a garantia do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), em entrevista coletiva concedida na manhã desta segunda-feira (23), à sua postulação.

Na prática, Efraim Filho mostrou habilidade para unir o Avante e MDB no seu périplo rumo a uma cadeira senatorial. Em contrapartida o parlamentar oferecerá apoio a Murilo Galdino, irmão do presidente da ALPB, pré-candidato a deputado federal, além de dar sustentação a Adriano Galdino para estar presente na chapa majoritária do govenador João Azevêdo (Cidadania) na vice-governadoria.

Nas entrelinhas há, ainda, a disposição de Efraim Filho e suas lideranças, das quais 144 prefeitos estão lhe apoiando, em mover ações que possam colocar Veneziano Vital do Rêgo como candidato ao governo do estado em 2026. É claro que as regras do jogo podem mudar até lá, mas fato é que para 2022 Efraim Filho deu fôlego à sua postulação, impulsionando o desejo de Galdino em compor a chapa majoritária de Azevêdo.

Foi um passo decisivo muito bem alinhavado por Efraim e Galdino, pondo o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), que também nutre o desejo de ser Senador em certa desvantagem, mesmo que o mesmo tenha aliados de peso, como o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena – também filiado à sigla do parlamentar – que lhe dá aporte político no maior colégio eleitoral da Paraíba.

Por enquanto, os vencedores que comporão a majoritária de João Azevêdo não estão definidos. Caberá a Aguinaldo e seu grupo “revidar” as investidas de Efraim, que também conta com o apoio dos deputados estaduais Ricardo Barbosa e Buba Germano, filiados ao PSB, além de Taciano Diniz, hoje nas hostes do Avante.

Quanto a João Azevêdo, tem ele a tarefa sobre-humana de encarar os “doze trabalhos Hércules” para garantir a unidade do bloco que lhe da sustentação política e administrativa. A tarefa não é fácil, mas é perfeitamente possível.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Divulgados locais de prova para concurso de agentes de saúde em João Pessoa

Foram divulgados nesta sexta-feira (22) os  locais de prova onde os candidatos deverão fazer o…

23 de novembro de 2024

Jovem de 24 anos é morto a tiros no bairro de Mandacaru, em João Pessoa

Na madrugada deste sábado (23), um jovem de apenas 24 anos foi assassinado a tiros…

23 de novembro de 2024

Conselheira tutelar é alvo de ataque a tiros na Grande João Pessoa; companheiro teria cometido o crime

Conhecida como Professora Rejane, uma conselheira tutelar foi alvo de um ataque a tiros na…

23 de novembro de 2024

Saúde do Estado monta postos médicos avançados para atender romeiros da Penha em João Pessoa

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai instalar…

23 de novembro de 2024

261ª edição da Romaria da Penha acontece hoje em João Pessoa

Acontece na noite deste sábado e e madrugada do domingo, em João Pessoa, a 261ª…

23 de novembro de 2024

PMJP realiza primeiras cirurgias urológicas e projeta zerar fila até dezembro

A Prefeitura de João Pessoa realizou as primeiras cirurgias que fazem parte do mutirão de…

23 de novembro de 2024