Uma análise mais acurada dos números da pesquisa PBAgora/Datavox para o Governo do Estado revelam o porquê de João Azevêdo (Cidadania) ter mais que o dobro das intenções de voto do eleitorado paraibano com relação ao 2º e 3º colocado, Romero Rodrigues (PSD) e Luciano Cartaxo (PV), respectivamente.
Ele lidera com 37,5%, enquanto Romero tem 14% e Cartaxo 7,4% das intenções de votos dos paraibanos. É que, enquanto Romero e Cartaxo possuem números relevantes apenas em Campina Grande e João Pessoa (Romero em CG: 37,8%; Cartaxo em JP: 19,1%), cidades onde foram prefeitos, João pontua bem nas duas cidades e em todas as regiões [ver gráfico abaixo]. Por ser governador do estado e viajar em todas as regiões para assinar ordens de serviços e inaugurar obras, é inevitável a sua evidência em destaque nestas regiões.
Se os ex-prefeitos quiserem chegar perto do governador até as eleições do ano que vem, terão de trabalhar duro para estadualizarem os seus nomes. A vantagem é grande, mas, na política, assim como na vida, nada pode ser dado como certo. Portanto, João não pode se acomodar sobre esta vantagem e os demais pré-candidatos não devem desistir.
E haja diálogo com marqueteiros, estrategistas políticos e pé na estrada!
Feliphe Rojas
PB Agora