Categorias: Política

Opinião: Felipe Leitão denuncia possível fraude no processo das eleições do Conselho Tutelar de Cabedelo em dia de Xeque Mate

PUBLICIDADE

A pobre cidade de Cabedelo. Pobre cidade, quando exponho seu passado recente. Quarta economia da Paraíba (já foi primeira) vive em processo de franca decomposição.

A BR-230, por exemplo, também conhecida como Rodovia Transamazônica, é um canal viário federal transversal do Brasil, com extensão de 5 662,60 quilômetros. Nunca foi concluso. Tal obra veio no governo do ex-presidente Emílio Garrastazu Médici (1969 a 1974). Foi parida, ou “tentado”, pelos governos militares.

E Hoje? Hoje é um novo dia. E Cabedelo, mesmo tendo povo aguerrido, está tomado por ações de gestores corruptos. Xeque Mate que o diga! Surgem, em mídia das minhas retinas, dois escândalos. O primeiro já dito. O outro, muito bem evidenciado pelo deputado estadual Felipe Leitão (DEM) na tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira. Um fato preocupante.

E como legítimo representante dos cabedelenses, – foi o mais votado na cidade portuária – está bem à frente do atual prefeito, Vitor Hugo, estando esse no poder por casuísmo histórico, pois não seria ele mais que vereador, no máximo. Mas sigamos: Leitão ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para denunciar possível fraude no processo eleitoral para a escolha dos conselheiros tutelares da cidade.

Polido e precavido, Leitão prometeu acionar o Ministério Público e a Justiça Eleitoral a fim de observar algo inusitado. E digo o que foi: a ex- conselheira tutelar, de alcunha Ninha, simplesmente teve seu número determinado pelo Tribunal Regional Eleitoral (trocado) por pessoas de amplo aporte financeiro.

O seu número em “santinhos” (era) no pleito 128. No entanto, foi denunciado por Leitão, e devidamente checado por este colunista, que panfletos foram enviados a locais de votação com o número 182, como mostram as imagens de vídeos de uma fonte ligada à coluna.

E no lacrimejar do povo cabedelense, Ninha iria para seu quarto mandato. Recebeu, apesar da fraude, 500 votos, mas não foi eleita. Fato que gerou grande suspeita no embate entre situação e oposição.

Motivo? O esposo da postulante, de nome Josimar, é ferrenho opositor do prefeito Vitor Hugo. Ele é vereador. Então, como falou certa vez Shakespeare, “Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia”.

Faz-se evidente que tal frase é adequada para os dias atuais. Mistérios sem resoluções. Adendo: sem posses, não há fraude. E todos sabem que o cargo de Conselheiro Tutelar, quando bem exercido, é peça fundamental para qualquer gestão municipal.

Entender os problemas sociais de um município, falo em referência a crianças e jovens, e apontar soluções pautadas em políticas públicas que salvam vidas. E isso vai além da ganância de alguns.

E continuo: a problemática é que, diante de tal aporte social, políticos profissionais usam os eleitos para “trampolim” eleitoral. E tal expediente não é novidade para ninguém. Nem naquela cidade portuária, ou noutras localidades.

Por fim, fica o registro do deputado Felipe Leitão. E muito mais. Da própria população de Cabedelo.

Amanhã falo “segredos” da Xeque Mate 5 e dos que foram investigados hoje. Por fim, seja forte Cabedelo e seu povo! Não serão poucos que sepultarão sua história.

 

Veja o link da matéria:

https://www.instagram.com/tv/B3U5-KfFOMR/?igshid=bvp9ze9rzaos

 

Eliabe Castor

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024