Nós somos ímpares e ao mesmo tempo pares. Seres individuais que necessitam da convivência plena com o próximo, sem favorecer alguém em detrimento às outras pessoas, ou quase isso. Humanos teoricamente imparciais. Pelo menos é assim que a biologia nos descreve, mesmo que de forma duvidosa. E nessa linha de raciocínio não só de amizade, e sim, da cooperação mútua vive a humanidade. Tudo é uma estratégia para o bem comum. Muitos nascem com esse dom de liderar.
Era assim o ser do deputado estadual Genival Matias. Foi parlamentar, empresário bem sucedido, vindo de uma abastada família. Mas e daí? Seguiu o quase exemplo de São Francisco de Assis, guardadas as proporções. Não abdicou das suas riquezas da terra. Ao contrário: pô-las como legado para a Paraíba que tanto amava.
E aqui busco não entrar em questões partidárias, fraquezas pessoais e, sim, na importância do seu ser. Na sua essência enquanto SER humano, e humano duplamente. É fato: conheci muito pouco sua pessoa. Poucas entrevistas e contatos, mas a afabilidade que ele me tratava era prazerosa. Sempre com um grande sorriso e voz mansa. Ele buscava, na maioria das vezes, pontos de convergência para resolver as difíceis querelas do mundo político.
Chutou a bola Matias e deu início ao Avante. Pelota murcha antes, hoje um dos mais representativos partidos políticos da Paraíba. Agora, órfão, quem vai assumir o papel de líder da sigla? Ainda não se sabe, pois o perfil do falecido parlamentar não estava no púlpito, mas no seu brilhante desempenho de aglutinar aqueles e aquelas que unem a base sólida de um governo; e os que estão em areia movediça da suposta segurança de um governante.
Confesso: conheci minimante Matias, mas o seu (de todos) que compõem o Avante estão na sigla por esforço pessoal dele. Uma agremiação política, antes pálida, vai às próximas eleições, em muitas regiões do Estado, com candidatos fortes pelo simples fato de conseguir unir forças políticas da Paraíba graças a ser ele um artífice da política.
E aqui comprovo: um partido que era considerado ínfimo nas eleições passadas, terá postulações majoritárias em mais de 160 municípios paraibanos. Realmente um construtor de boas ideias e grandes articulações políticas. Não há dúvidas. O Avante seguirá o caminho da ascensão. Matias deixou escola.
A toda a família e amigos do parlamentar, meu mais profundo sentimento. Genival Matias deixará saudades e grandes discípulos!
Eliabe Castor
PB Agora
Dois irmãos foram presos suspeitos de agredirem uma mulher grávida com um pedaço de madeira,…
Em entrevista na noite de ontem (25), ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de…
Uma operação da Polícia Militar foi realizada recentemente no bairro do Rangel, em João Pessoa.…
Por meio de decisão o Juízo da 2ª Vara Mista de Itaporanga determinou que os…
O Tribunal do Júri de João Pessoa condenou, ontem (25), Danilo Santos da Silva, de…
Coordenada pelo Exercito, a Operação Carro-Pipa foi suspensa ontem, segunda-feira (25/11) em todo o território…