Categorias: Política

Opinião: João tem aliados fortes, enquanto a oposição “patina” e não consegue apontar nomes

PUBLICIDADE

A oposição busca o devido equilíbrio corporal em um rinque de patinação cujas lâminas que deveriam suavizar seu atrito com o “gelo” cada vez mais são gastas.

Lâminas que poderiam mantê-la de pé não estão suficientemente afiadas para a próxima batalha no campo político; qual seja a disputa eleitoral a governador da Paraíba, havendo, ainda, uma vaga para o Senado e duas para a Câmera dos Deputados.

E nessa teoria do “escorregar”, hoje observo que o governador João Azevêdo (Cidadania) navega na famosa metáfora do “céu de brigadeiro”. Um céu limpo e ensolarado; livre das turbulências políticas e partidárias. Pelo menos até a distância das torres de observação que podem alcançar seus respectivos radares.

Nas suas mangas estão diversas opções para vitaminar sua estada no Palácio da Redenção, apesar de manter ele –Azevêdo – certo grau de prudência, o que é válido em um período atroz em consequência da pandemia causada pelo já não tão novo coronavírus

Nos bastidores políticos o governador costura com elegância e descrição a sua possível reeleição, buscando o equilíbrio de quem estará ao seu lado compondo a chapa majoritária e proporcional. Notadamente, o deputado federal Agnaldo Ribeiro (PP) seria, ou será, sua opção para o Senado.

Para a vice-governadoria o deputado federal Efraim Filho (DEM), havendo o espaço para dois ocupantes na Câmara. Poderia surgir – e já é observado – o nome do vice-prefeito de Cabedelo, Mersinho Lucena (Republicanos), filho do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), fiel escudeiro de Azevêdo, estando na composição, ainda, a esposa do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), Ana Cláudia (Podemos) e o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (PSB), hoje de malas prontas para figurar a constelação do Avante, tão logo a janela partidária se abra em 2022 para a troca de legendas.

E nessas certezas incertas, o certo é que Azevêdo está bem estruturado, enquanto a oposição, como disse antes, desliza no gelo com dificuldades, não estando bem certa o que fará e quem serão os jogadores na disputa, estando, aí, o ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB) e o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), ambos com certos problemas na Justiça Eleitoral, o que, claro, torna a liga oposicionista mais frágil, estando em tal conjunto a força do PT, cujas alas do partido têm conflitos internos em apoiar ou não Azevêdo.

De qualquer forma, o governador está com a “faca e o queijo” nas mãos. Tem boa aceitação eleitoral e dispõe de um quadro de aliados que – permita-me – causa certa inveja a quem está no campo oposicionista.

E ainda posso colocar um adendo: tem um “banco de reservas” potente. Em resumo, a oposição terá muitas dificuldades em constituir uma equipe para confrontar de igual para igual Azevêdo e seus aliados. Para finalizar, os oposicionistas não falam a mesma língua numa pura e simples Babel. E aí fica bem mais difícil fechar a equação desse bloco.

Eliabe Castor
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

A partir das 10h desta sexta-feira (22), cerca de 220 mil contribuintes que caíram na…

23 de novembro de 2024

População de JP pode se vacinar contra Influenza, Covid-19 e dengue em shoppings da Capital neste sábado

Dando seguimento a assistência, a Prefeitura de João Pessoa conta com três pontos móveis para…

23 de novembro de 2024

Conselheira tutelar é alvo de ataque a tiros na Grande João Pessoa; companheiro teria cometido o crime

Conhecida como Professora Rejane, uma conselheira tutelar foi alvo de um ataque a tiros na…

23 de novembro de 2024

Família de vítima vai oferecer recompensa para localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Uma das famílias das vítimas do pediatra Fernando Paredes Cunha Lima, acusado de abusar sexualmente…

23 de novembro de 2024

260ª edição da Romaria da Penha acontece hoje em João Pessoa

Acontece na noite deste sábado e e madrugada do domingo, em João Pessoa, a 260ª…

23 de novembro de 2024

Noite de violência: dois homens são assassinados e uma mulher vítima de tentativa de feminicídio na Grande João Pessoa

A noite desta sexta-feira (22) foi marcada pela onda de violência na Região Metropolitana de…

23 de novembro de 2024