OPINIÃO: João se depara com primeiro grande desafio após reeleição ao pautar sucessão da Mesa Diretora da ALPB

PUBLICIDADE

O governador João Azevêdo (PSB) retorna de seu período de licença de 15 dias nesta terça-feira (15), dia em que se comemora o feriado da Proclamação da República do Brasil. Já na quarta-feira (16), ele deve dar início ao seu primeiro grande desafio após a reeleição: pautar o debate sobre a sucessão da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

Isso porque existe uma sintonia muito fina e delicada entre emplacar um nome que seja de sua confiança, mas, ao mesmo tempo, não transparecer para a maioria dos deputados que está impondo um nome goela abaixo dos demais. É uma negociação que requer muita habilidade política, interlocução e tato.

E a eleição dos biênios 2023/2024 e 2025/2026, que acontecerão no mesmo dia, na primeira sessão da nova legislatura da Casa de Epitácio Pessoa, em fevereiro do ano que vem, será a primeira em que João terá o papel de maior protagonismo como articulador do processo, já que em 2019, primeiro ano do socialista como governador, ele ainda era muito dependente da grande influência do “grupo girassol”.

É claro que existe sempre a possibilidade de ele não interferir no processo e evitar, assim, o risco de qualquer atrito com deputados, o que não seria nada bom. Porém, é difícil de imaginar que seja este o cenário, tendo em vista que o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) tem o papel de pautar projetos, instalar CPIs e, em casos extremos, pautar processos de impeachment.

Outros fatores indicam que não deve ser esse o caso, de jeito nenhum. Como, por exemplo, entrevistas do deputado estadual reeleito Hervázio Bezerra (PSB), um dos mais leais entre os que irão exercer mandato em 2023. Ele tem evitado declarar apoio e diz que espera conversa com o grupo e com o governador para expor a sua preferência dentre os nomes que estão postos. Ou seja, ele sabe que João não vai querer ficar de fora dessa história.

Com o governador na equação, resta saber quem entre os postulantes fica mais cacifado para conseguir o apoio da maioria: até o momento, pretendem disputar o cargo de presidente da Casa de Epitácio Pessoa: Tião Gomes (PSB); Branco Mendes (Republicanos); Wilson Filho (Republicanos) e Eduardo Carneiro (Solidariedade). Todos são governistas. Mas, não há como negar que o mais próximo de João é Wilson Filho, que é líder do governo desde 2021.

 

Feliphe Rojas
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024