Categorias: Política

Opinião: Lava Jato só serviu para pôr a extrema-direita no Poder e quebrar o Brasil

PUBLICIDADE

Para melhor avaliar o estrago que foi a Lava Jato, basta que se observe o que era o Brasil antes e depois de instituída esta Operação. Tanto do ponto de vista econômico e social, como da estabilidade do estado democrático de direito.

A constatação é simples e inequívoca: a Lava Jato não serviu para outra coisa, a não ser elevar a extrema-direita ao Poder, promover a quebradeira do País, oferecer 15 minutos de fama e prestígio ao ex-juiz-xerife-nacional Sérgio Moro e ao procurador Deltan Dallagnol, hoje jogados no lixo da história.

Moro, Dallagnol e sua operação também serviram para comprometer, profundamente, a imagem da Justiça Brasileira e do Ministério Público, dentro e fora do Brasil. Pela imensa repercussão mundial que teve a lambança lavajatista tornada pública pelo InterceptBrasil, reforçada agora com a decisão do STF de anular o julgamento de Lula, a maldita Lava Jato é tida e havia como o maior escândalo jurídico que o planeta já registrou.

Pobreza

O golpe da Lava Jato na economia brasileira é um rombo que vai demorar a ser tapado. As maiores empresas do País na área de construção civil quebraram por obra e graça da operação comandada por Sérgio Moro e Dallagnol.

Como jamais se viu em qualquer outro País, no Brasil a Lava Jato praticamente destruiu grandes empresas, a pretexto de que verdadeiramente combatia a corrupção. 

Em nenhum País do mundo é permitido que se cobata a corrupção quebrando as empresas. Investe-se e pune os culpados, mas mantém a integridade econômica das empresas.

Aqui, não. A quebradeira foi geral, provocando o empobrecimento do País.

De acordo com o que noticiaram veículos especializados em economia, somente com a investida de Sérgio Moro e companhia contra a construtora Odebrecht, representou 120 mil empregos a menos.

E agora?

Com o comprovado arrumadinho de Sérgio Moro e Dallagnol, a Lava Jato também pavimentou a caminhada da extrema-direita ao poder. Prendeu Lula, o nome mais forte para concorrer à Presidência, facilitando a eleição de Jair Bolsonaro, com quem o juiz-xerife conversou dias antes do pleito.

Uma conversa que, seguramente, selou um acordo: prende-se Lula, Bolsonaro se elege, leva Sérgio Moro para o Ministério da Justiça, como aconteceu, podendo ele ser indicado ministro do Supremo Tribunal Federal.

Tudo transcorreu conforme o figurino. Menos a ida de Sérgio Moro para o STF. Desmoralizado pelos fatos que sucederam à sua passagem pela Lava Jato, Moro é hoje um inimigo declarado do seu padrinho de antes, Jair Messias Bolsonaro.

E o Brasil atirado ao Deus-dará.

OAB

A campanha pela presidência da secção da OAB-PB promete pegar fogo.

O advogado Sheyner Asfora criticou a declaração do atual presidente da OAB-PB, Paulo Maia, de que não há ilegalidade regimental em disputar o mandato pela terceira vez consecutiva. 

Ele afirmou que defende a alternância do poder e renovação de toda a gestão.

Sheyner lembrou que quando disputou a presidência da OAB pela primeira vez, Paulo Maia garantiu que não disputaria a reeleição. No pleito seguinte, mudou de ideia e concorreu mais uma vez ao cargo de presidente. Agora, já fala na possibilidade de concorrer a um terceiro mandato.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Parlamentar defende rodízio na liderança da base do governador João Azevêdo na ALPB; deputado Chico Mendes é o atual líder

A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…

24 de novembro de 2024

Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…

24 de novembro de 2024

Fique atento! Primeira parcela do seu 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…

24 de novembro de 2024

Padrasto é suspeito de esfaquear enteada de 18 anos dentro de casa, em João Pessoa

Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…

24 de novembro de 2024

Programa ‘Eu Posso’, da PMJP, abre novas inscrições com créditos de até R$ 15 mil; saiba como aderir

Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…

24 de novembro de 2024

João Pessoa terá programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…

24 de novembro de 2024