Categorias: Política

Opinião: MDB trinca antes mesmo de se confirmar o rompimento do seu presidente com o governo

PUBLICIDADE

Todas as evidências sugerem que o presidente estadual do MDB, o senador Veneziano Vital do Rego, mais o seu grupo político, estão politicamente rompidos com o governador João Azevêdo. Pelo visto, está faltando apenas a formalização do rompimento.

Não há nada que possa indicar o contrário; são favas contadas, segundo as melhores análises políticas do momento.

Antes mesmo de consolidado o tal rompimento, porém, o MDB sofre uma avaria considerável: o grupo Paulino, emedebistas históricos com raízes fincadas na região do Brejo, a partir de Guarabira, já declarou que, independente da atitude que o senador e presidente da legenda tomar, vai continuar tão fiel ao Governo quanto as rotativas do jornal A União.

Estrago
A barreira do MDB paraibano deu sinais de instabilidade. Não se sabe, entretanto, se desmorona de vez, ou não; nem qual poderá ser o tamanho do estrago, ou seja: no caso de rompimento, quem mais poderá não acompanhar o maior dirigente emedebista?

Apenas os Paulinos deixarão de seguir o partido? Quem continuará fiel à orientação à orientação do senador Veneziano Vital do Rego?

E se a Direção Nacional exigir que o MDB na Paraíba tenha candidatura própria?
Esta também é uma hipótese muito provável; ainda mais depois que o partido lançou a pré-candidatura da senadora Simone Tebet à Presidência da República. Ela, naturalmente, precisará ter palanque na Paraíba digno das tradições emedebistas.

Ai vem a pergunta: João Azevêdo estará no palanque de Lula ou de Tebete?..

E no caso da Direção Nacional orientar o MDB local a se compor com uma candidatura que ofereça palanque na Paraíba a sua pré-candidata à Presidência, de que lado estarão os Paulinos?

Afinal, João Azevêdo já disse que está com Lula e não abre, desde criancinha…

Péssimo exemplo
Muito ruim – sobretudo para a Paraíba e seu povo – a declaração do ministro da Saúde, o paraibano Marcelo Queiroga, segundo a qual “às vezes é melhor perder a vida do que a liberdade”.

A infeliz declaração de Queiroga, que repercutiu como rastilho de pólvora em todos os quadrantes do País, foi dada como para justificar a postura do seu chefe, o presidente Bolsonaro, contra o passaporte da vacina.

Uso de solo
A Assembleia da Paraíba promoveu nesta terça (7) uma audiência pública para dar encaminhamentos que impeçam a concretização da proposta de autoria da Câmara Municipal de Conde, que altera a legislação que regulamenta a ocupação do solo na cidade.
A proposta da atual gestão permite a construção de edificações com mais de dois andares em áreas próximas à praia e o desrespeito às Áreas de Preservação Ambiental (APA), indígenas, quilombolas e assentados da reforma rural no município.

Presidida pelo deputado Jeová Campos, a reunião aconteceu no âmbito da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Paraíba.

Com as deputadas Cida Ramos (autora da propositura de audiência) e Estela Bezerra, o deputado Jeová Campos, que é presidente da Comissão de Desenvolvimento da ALPB, abriu o evento explicando a situação. As principais mudanças, aos olhos do advogado, professor e parlamentar, mas, acima de tudo, um militante da cidadania, é que com a nova legislação, o Conselho Gestor – CONGES, um órgão de controle social e garantidor da participação popular no acompanhamento e deliberação das políticas públicas também de meio ambiente, passa a ser um órgão meramente opinativo, sem poder de decisão sobre as importantes temáticas relacionadas ao meio ambiente no Município de Conde.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa ganha Portal de Negociações para multas de trânsito; saiba como funciona

A Procuradoria Geral do Município de João Pessoa (Progem) criou um Portal de Negociações para…

22 de novembro de 2024

Divulgadas datas da Festa da Luz 2025; confira!

A prefeita eleita de Guarabira, Léa Toscano, anunciou nesta sexta-feira (22) as datas da Festa…

22 de novembro de 2024

Cícero Lucena entrega USF Alto do Mateus reformada e autoriza mais quatro unidades

Das 98 Unidades de Saúde da Família (USFs) que compõem a Rede de Atenção Básica…

22 de novembro de 2024

Cândida Vargas ganha reforço na segurança com instalação de catracas de reconhecimento facial

O prefeito Cícero Lucena entregou, nesta quinta-feira (21), catracas de reconhecimento facial do Instituto Cândida…

22 de novembro de 2024

Veículo Peugeot 207 pega fogo na BR-101 próximo ao Viaduto de Oitizeiro; trânsito já foi normalizado

Na tarde desta sexta-feira (22), por volta das 12h10, um veículo Peugeot 207 foi completamente…

22 de novembro de 2024

Indiciamento de Bolsonaro e mais 36 pode começar a ser analisado pela PGR na próxima semana

A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve dar início à análise dos indiciamentos do ex-presidente Jair Bolsonaro…

22 de novembro de 2024