Opinião: Miscelânea!

PUBLICIDADE

1- Muitas coisas, assuntos e fatos, se movem a cada dia no mundo em que vivemos.

Temos que estar atentos ao universo de acontecimentos que nos bombardeiam. Na verdade, vivemos numa grande miscelânea de acontecimentos que nos atacam dia e noite. Essa semana fomos despertados com a notícia de um poderoso e destruidor terremoto na escala 7.8, que fez sacudir áreas da Turquia e Síria no velho continente asiático, beirando o europeu, pois Turquia tem uma pequena parte do seu território em terras europeias. Terror sobre terror, é o que estamos vendo até agora através das redes sociais e televisões mundiais. Aquele povo foi tomado de surpresa pela madrugada, só temos a lamentar. A cidade de Aleppo que sofreu o terror de uma guerra com cara de civil em 2012, com perda de cem mil civis numa batalha diabólica e sangrenta, também agora, veio a experimentar esse terrível acontecimento provocado pela natureza. Infelizmente, sabemos que esse não foi o primeiro, nem será o último terremoto a abalar partes isoladas da terra. O livro Sagrado (Bíblia) já nos aponta para essa triste realidade.

2 – Banco Central.

No Brasil, o Presidente eleito há poucos dias está tentando eliminar qualquer rastro deixado na administração pelo seu antecessor, parece mais aquela política brejeira de cidade do interior, que fica no entra e sai a cada quatro anos. Tristemente isso nos faz ter a cara de republiqueta para o mundo, quando somos um continente territorialmente falando. A primeira luta do Lula é contra a autonomia do Banco Central, que é a autoridade máxima responsável por executar a política monetária brasileira. Lula alega altos juros que são impostos pela direção do Banco Central, pela pessoa do seu atual Presidente, Roberto Campos Neto, indicado ao cargo pelo ex-Presidente Bolsonaro. O Presidente Bolsonaro, sancionou em fevereiro de 2021, a autonomia do Banco Central. A verdade é que agora com a autonomia desse banco, político inescrupuloso não pode lançar mão sem medida dos seus recursos, que muitas vezes eram aplicados em causa própria. O atual presidente desse banco irá até 2024 no cargo, isso inquieta muita gente de Brasília que detém o poder. Aqui fica claro que o Congresso Nacional abonou essa independência lá atrás e creio que agora esse Congresso renovado em grande parte não nos decepcionará.

3 – Eletrobrás

Outro retrocesso perseguido pelo governo Lula, a reestatização da Eletrobrás, empresa estatal que foi privatizada no ano passado com aval também do Congresso Nacional. A reversão da privatização da mesma, terá a cara do que hoje acontece com empresas estatais de países vizinhos, que como a Eletrobrás, só servia em grande parte como cabide de emprego para apadrinhados do ocupante do Palácio do Planalto, de plantão, e de muitos outros ocupantes do Congresso Nacional. Jamais queremos gritar lá na frente: “Brasil, país das favas”. É bom saber, que mesmo com a privatização da Eletrobrás, o Governo Federal ainda detém 45% de participação na mesma. Na realidade, o governo Lula e seu grupo socialista-comunista é radicalmente contra privatizações, foi isso o que disse Lula ao Governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, no mês de janeiro, quando abordado em audiência no seu próprio gabinete em Brasília, quanto a privatização do Porto de Santos. Eles vão naquela máxima de administrar um país inchado, onde a cúpula no poder comanda de cabo a rabo, fazendo com que a máquina caminhe pesada e nunca percorra o seu roteiro no tempo correto. Os países mais desenvolvidos do mundo têm a maioria de suas empresas privatizadas e todos eles pertencem ao mundo capitalista democrático. Você pode perguntar: e a China? A mesma não serve de exemplo nessa área, as empresas lá todas pertencem ao estado, servem de combustão para o governo, numa administração ditatorial que só satisfaz aos ocupantes no poder. Você já parou para pensar que a China tem um modelo capitalista ao seu modo, modelo esse que não mantém uma abertura democrática com as demais economias do mundo. Em outras palavras, a China vive para si e percorre todas as nações da terra procurando buscar o melhor e nunca busca participar com sua economia gigante de um modo proporcional com as demais nações do mundo, principalmente as menos favorecidas. Nunca espere clemência e bondade de um regime comunista-socialista. Esse regime só olha para o seu umbigo. Peçamos a Deus para que essa mentalidade mesquinha, nunca venha a dominar nosso território.

4 – Início do governo Lula, com tantas coisas para pôr em ordem na casa, o nosso Presidente resolve fazer viagens sem muito propósito.

Lula, não viva de passado no seu primeiro mandato o Obama o chamou de “O Cara”. Lá na frente se arrependeu, isso está escrito num de seus livros. A realidade hoje é outra, não estamos vivendo o “Boom” econômico daquela época. As viagens presidenciais devem ser bem avaliadas e marcadas por objetivos concretos. A sua primeira viagem à Argentina, onde reuniu-se com alguns presidentes e representantes de países vizinhos, foi um fiasco. O americano não é bobo, e o está olhando de longe para ver até onde você pode chegar com braçadas largas e certeiras. No momento, tudo é incerteza.

5 – Perguntar não ofende

Qual a razão de navios de guerra do Irã atracarem no porto do Rio de Janeiro? Eles deitam e rolam em portos da Venezuela, Colômbia, Argentina, etc. Até quatro anos atrás não metiam o focinho em nossos portos. Tão rápido Lula assumiu o poder e elas puseram as caras em nossos portos. Um olho no Padre e outro na Missa. Necessitamos de paz e não de sinais de guerra.

O famoso Sérgio Cabral, ex-Governador do Rio de Janeiro, aos poucos vai tendo suas penas centenárias abolidas e aliviadas. Não vai demorar muito, para que o encontremos nas areias de Copacabana, tirando uma soneca. Eita Brasil das maravilhas!

 

Elcio Nunes

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Parlamentar defende rodízio na liderança da base do governador João Azevêdo na ALPB; deputado Chico Mendes é o atual líder

A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…

24 de novembro de 2024

Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…

24 de novembro de 2024

Fique atento! Primeira parcela do seu 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…

24 de novembro de 2024

Padrasto é suspeito de esfaquear enteada de 18 anos dentro de casa, em João Pessoa

Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…

24 de novembro de 2024

Programa ‘Eu Posso’, da PMJP, abre novas inscrições com créditos de até R$ 15 mil; saiba como aderir

Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…

24 de novembro de 2024

João Pessoa terá programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…

24 de novembro de 2024