Categorias: Política

Opinião: Nilvan pode ter dado um “tiro no pé” ou acertado em cheio no alvo? Tempo dirá

PUBLICIDADE

Na caverna destruída, Aladdin esfrega a lâmpada que liberta um gênio, que revela o poder de conceder três desejos quaisquer; exceto matar alguém, fazer alguém se apaixonar ou trazer mortos de volta à vida. O menino, que é lenda, óbvio, pensa e chega a uma conclusão razoável: um tapete mágico, matar seus inimigos e a tão sonhada caverna das maravilhas. Ele quer tudo, inclusive trazer os mortos, pois ama seus pais.

E aqui encerro meu comentário. Leitores interessados busquem a obra ou vejam o filme. Vale à pena! Mas o meu objetivo é o anseio e troca de algumas ideias, estando a certeza absoluta no Mundo das Ideias, e Platão pode afirmar o que digo. Mas agora avancemos, sem mais delongas.

A meu ver, é claro, diz respeito a um suposto erro de cálculo do comunicador Nilvan Ferreira (MDB). Pessoa muito bem relacionada na sociedade pessoense. Alguém que em frente às câmeras é imbatível. Líder de audiência no seu horário. Mas para a minha pessoa executou dois passos perigosos.

O primeiro: recusar o convite formulado pelo deputado federal Jullian Lemos (PSL), que o lançaria como candidato dotado de extrema infraestrutura partidária para a prefeitura da Capital, além de um fundo partidário descomunal de “reserva” eleitoral em função da sua excepcional ( bancada em termos de número) no Congresso.

E se houve diáspora entre o PSL e o presidente Jair Messias Bolsonaro, foi o presidente da República que não conseguiu emplacar, se quer, seu partido no TSE. Prova da sua inaptidão e seu desejo político e partidário no mundo de Alice e seu espelho.

Mas vamos dar um pulo de Brasília e voltar a João Pessoa. Nilvan (filiado) às hostes do MDB, partido comandado com mão de ferro pelo senador José Maranhão, não se arrisca. Nem mesmo ele, prova disso que nas eleições de 2018, o próprio emedebista saiu na ponta, mas perdeu fôlego, e ficou em terceiro lugar, sendo batido por João Azevêdo (PSB) (no primeiro turno) e Lucélio Cartaxo (PV) em segundo. Não em turno, mas em votos.

E nesse retrospecto, Nilvan Ferreira pode ter dado um “tiro no pé”, já que o presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, falou sobre o desejo da Executiva Nacional do seu partido a vontade da legenda apresentar candidaturas em todas as capitais brasileiras. Caso esse desejo se torne realidade o escolhido poderá ser o deputado federal Jullian Lemos. O que é óbvio, dada a votação significativa do parlamentar na Capital.

É bom lembrar que Jullian Lemos sondou Nilvan Freire para uma postulação a prefeito da Capital na sigla do PSL. O comunicador não desejou.

Para arremate: Lemos, perdendo ou não, manterá seu mandato. Não se sabe o mesmo de Nilvan. Voltará para o Sistema Correio ou outra emissora? Certamente que sim, pois sua qualidade no “ramo” da comunicação é inconteste. Prova disso são seus números nas pesquisas de opinião pública.

Mas pesquisa de opinião para TV e rádio são coisas diferentes. As relativas às políticas, partidos e postulações são outras. Comunicação é diferente em tudo, e igual a todos. Todos sabem! Bem, agora postas às candidaturas, é esperar, pois tudo pode acontecer em um país numa completa ebulição política.

Imaginem na Paraíba!

Eliabe Castor
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024