Categorias: Política

Opinião: o povo espera muito de Cícero e Bruno como gestores que podem impulsionar as políticas públicas do Estado

PUBLICIDADE

Eu entendo. Tenho perfeita ciência que utilizo algumas figuras de linguagem para tentar ser o mais aprazível, ou pelo menos um pouco menos duro no texto, no intuito de escrever sobre a política e, principalmente, apontar problemas e possíveis ajustes ou reajustes em tal seara. Não que seja eu o mestre dos magos e, sim, alguém que busque uma determinada harmonia entre a população e os agentes políticos. Essa, talvez, seja a minha função. Minha missão.

Afinal, todo o povo, ou quase todo, tem uma visão macro de políticos envolvidos em negociatas, corrupção e outros expedientes pouco louváveis em tal campo “politicano”; e aí peço perdão pelo neologismo.

Mas vamos às causas em pauta: os dois maiores colégios eleitorais da Paraíba, -João Pessoa e Campina Grande – têm uma folha extensa de cargos comissionados. E o que é pior: agraciados por leis tortuosas e antigas que garantem proventos extravagantes para os ditos “apadrinhados” dos gestores eleitos. Proventos esses que podem chegar à atmosfera, enquanto o pessoal concursado, os chamados de “carreira”, são ou eram postos, em sua grande maioria, numa espécie de limbo. Fora dos limites do “céu”, sendo enviados a ocupações dignas de uma segunda ou terceira divisão do campeonato paraibano de futebol.

Faz-se evidente que em todo o território brasileiro o mesmo mecanismo é utilizado, comprometendo os cofres públicos e suas respectivas intenções de melhorar o “modelo” vigente da coisa pública, impedindo-o de ser mais eficiente economicamente e célere. Grande parte do que é arrecadado por estados, municípios e governo federal têm um só destino. O pagamento da chamada “despesa de pessoal”.

E cabe aos prefeitos eleitos no pleito de 2020 buscarem minimizar esse abismo, em especial Cícero Lucena (PP) – prefeito eleito de João Pessoa – e Bruno Cunha Lima (PSD), que será o novo alcaide da estimada Campina Grande. Eles podem colocar a Paraíba nos trilhos pelo que representam em solo paraibano.

Cunha Lima tem preparo e bom trato com o erário público. Existe, também, uma sinergia suave com os representantes da Assembleia Legislativa da Paraíba, a bancada federal paraibana e o próprio poder Executivo estadual, além do Judiciário.

Cícero Lucena segue o mesmo diapasão. Está sempre disposto a conversar com outros do Legislativo e Judiciário. E quando a centelha for acesa pelos dois governantes, não há dúvidas que a Paraíba irá parar de sangrar, pondo-a nos eixos, ou repondo-a com a ajuda do governador João Azevêdo (Cidadania), seguindo a cartilha do bom “viver entre os próximos”, e até com os adversários.

E tal “mágica” parece ter sido redescoberta agora, desde o Império Romano. O que é um grande feito. Bruno Cunha Lima, assim como Cícero Lucena precisaram buscar valiosos técnicos nas suas futuras administrações, futuras pastas, a fim de sanar os desmandes implementados pelos gestores anteriores, em menor escala Romero Rodrigues (PSD).

Ambos (Luciano Cartaxo (PV) e Romero Rodrigues) já empacotaram suas malas e agora se despedem da vida pública, pelo menos em tese, até 2022.

Agora uma pergunta e a quase certeza na resposta de Cícero Lucena e Bruno Cunha Lima. Conchavos políticos baseados no fisiologismo chegarão às suas respectivas gestões? O povo espera que não, e a coluna acredita que tal fato não haverá, pois a Paraíba só terá a crescer com esses gestores, além do próprio João Azevêdo, chamado por muitos como o “conciliador”. E de fato é!

Antes um técnico do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), vem demonstrando certa dose de diplomacia na sua gestão, o que é ótimo para a Paraíba. Diálogo, não intimidação. A ética constrói um povo forte, um nação verdadeira, um estado próspero e um município idem.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Parlamentar defende rodízio na liderança da base do governador João Azevêdo na ALPB; deputado Chico Mendes é o atual líder

A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…

24 de novembro de 2024

Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…

24 de novembro de 2024

Fique atento! Primeira parcela do seu 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…

24 de novembro de 2024

Padrasto é suspeito de esfaquear enteada de 18 anos dentro de casa, em João Pessoa

Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…

24 de novembro de 2024

Programa ‘Eu Posso’, da PMJP, abre novas inscrições com créditos de até R$ 15 mil; saiba como aderir

Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…

24 de novembro de 2024

João Pessoa terá programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…

24 de novembro de 2024