Categorias: Política

Opinião: obcecado, Bolsonaro só enxerga Lula como adversário e “esquece” outros

PUBLICIDADE

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), não admite que exista outro adversário para disputar o cargo que hoje ele ocupa além do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022.

Está se tornado praticamente uma fixação do chefe do Executivo brasileiro ver em Lula aquele – único político – capaz de fazer frente a ele nas urnas. Despreza o mandatário do país outros agentes que já declararam disposição para disputar a presidência da República.

Após o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubar as condenações impostas pela Operação Lava Jato ao ex-presidente petista no mês de abril do corrente ano, deixando Lula elegível e apto a disputar as próximas eleições presidenciais, o ex-capitão não teve mais sossego mental.

Todos os seus discursos envolvem ataques ao petista, esquecendo possíveis postulantes de centro, centro-esquerda e da própria direita. Encosta-se Bolsonaro nos militares que ainda estão com ele; busca a truculência em suas falas para satisfazer apoiadores, e realiza uma costura política frágil com outros partidos, principalmente os ligados ao Centrão, que já acenam uma debandada.

A última demonstração de inquietude do “mito” foi flagrada nesta quinta-feira 25, em conversa com seus apoiadores no chamado “cercadinho”. Após ser questionado por uma mulher que cobrou ação mais eficaz contra opositores de seu governo, Bolsonaro perdeu a paciência e disparou: “Olha, quem não está contente comigo, tem Lula em 22”.

O mandatário da nação, em declaração de pura fúria, chegou a dizer a um apoiador: “Você interprete como quiser (a decisão do STF sobre Lula). Agora, um povo que porventura vote em um cara desses, é um povo que merece sofrer”.

O presidente está certo de que a disputa se dará entre ele e Lula. Não há como tirar tal certeza da sua cabeça. A quem lhe pergunta se está confiante na vitória, Bolsonaro responde que sim.

Contudo, diante de seu círculo de assessores mais próximos, o ex-capitão tem se mostrado bem menos seguro da reeleição. A esses colaboradores, o presidente afirma que Lula virá para a disputa “com sangue nos olhos”.

E virá mesmo, caso as intenções de votos relacionadas às pesquisas já divulgadas por alguns institutos estejam corretas. Nelas, Lula surge à frente de Bolsonaro em todas.

Em resumo, o Brasil vive a polarização, da polarização política. Lula e Bolsonaro, ou Bolsonaro e Lula. Esquerda ou extrema direita.

Com a palavra… o povo!

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024