Expectativas, ações, conquistas, mudanças no secretariado, promessas renovadas, bom relacionamento com o governo federal e investimentos. Os primeiros 100 dias do segundo mandato de João Azevedo (PSB), a frente do Palácio da Redenção, têm deixado os paraibanos esperançosos de dias melhores. As primeiras ações e os novos investimentos anunciados pelo gestor mostram que o governo está no caminho certo.
É visível a “cara” da nova gestão no território paraibano. É verdade que o Estado ainda não se transformou em um enorme canteiro de obras, e em alguns setores os investimentos precisam ser mais ousados. Enquanto em outras áreas, as ações arrojadas ainda não começaram pra valer.
As marcas do governo, no entanto, são percebidas em toda à Paraíba. Por ser continuidade da gestão anterior, João ainda está concluindo algumas das obras prometidas no primeiro mandato e que devido a pandemia da Covid-19, não foram realizadas a tempo, nos primeiros quatro anos do governo. Das 83 promessas feitas pelo gestor, 42 não foram cumpridas. João Azevêdo cumpriu totalmente 43,37% das promessas feitas para o primeiro mandato como governador da Paraíba. No entanto, no limiar deste novo tempo, homens e máquinas seguem trabalhando.
Os primeiros 100 dias do novo governo mostraram o avanço de alguns setores e o a disposição do governo de inciar as as outras obras prometidas pelo governo na campanha eleitoral, como o Arco Metropolitano, a construção do novo Hospital de Clínicas de Campina Grande e do Hospital de Clínicas e Traumatologia do Sertão. O governador João Azevêdo chega aos cem dias da segunda gestão investido, com autoridade, na presidência do Consórcio Interestadual do Nordeste, com assento privilegiado no Conselho da República, o que faz dele uma espécie de porta-voz credenciado,
Alinhado com o governo “Lula”, João também reforçou nos primeiros 100 dias da gestão, o desejo de ampliar os programas de segurança alimentar, como o “Tá na Mesa”, que na nova versão deve alcançar todos os municípios paraibanos. Além da ampliação do “Tá na Mesa”, João prometeu abrir ainda este ano, mais seis Restaurantes Populares, fazer a interiorização do Prato Cheio, bem como, efetuar o pagamento do abono natalino.
Um dos compromissos do governo é com a redução de impostos. Para isso o governador João Azevêdo e o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, lançaram um conjunto de medidas de incentivo fiscal, de reduções, isenções de impostos e de inovação para os setores produtivos do Estado, com a finalidade de gerar empregos e impulsionar a economia paraibana..
O governador ainda precisando “decolar” em algumas áreas, João Azevêdo tem ressaltado a eficiência da gestão fiscal do Estado e a capacidade do governo do Estado de tornar o ambiente de negócio da Paraíba mais competitivo com a série de medidas, além de tomar a decisão junto com a equipe de gestão fiscal do Estado de não elevar a alíquota modal do ICMS em 2023, apesar de outros 18 Estados do País terem feito o contrário.
Repetindo o discurso de que “governar é cuidar das pessoas”, João também aproveitou a aurora do novo tempo para anunciar a ampliação do programa Opera Paraíba que realizou mais de 33 mil cirurgias eletivas na primeira gestão.
Ainda na saúde, o governador renovou o seu compromisso com a construção do Hospital de São Bento, abertura do Hospital de Clínicas de Campina Grande, unidade II da maternidade Frei Damião, rede de tomógrafos e hemodinâmica, ampliação de leitos de UTI e de enfermaria, UTI aeromédica e construção do Hospital da Mulher.
O otimismo tem sido marca do governo de João Azevedo. O próprio governador afirmou nas entrevistas que concedeu,que vai fazer reajustes no salários de servidores, confirmou a realização de concursos públicos, a manutenção de isenções e alíquotas reduzidas de impostos e anunciou a ampliação de programas sociais.
O balanço dos últimos quatro anos atestou o trabalho das forças de Segurança que conseguiu reduzir em 18% os assassinatos, incluindo os feminicídios (-25%), e ainda diminuir o número de ocorrências de crimes patrimoniais, como ataques a bancos, roubos a pessoa, a transportes coletivos e estabelecimentos comerciais. Nos primeiros 100 dias do governo, a população tem sentido a redução da violência.
O governador reafirmou o seu compromisso de realizar novos concursos públicos para o magistério e segurança pública. A publicação de novos editais irão totalizar 2 mil vagas, Este ano, dentro dos primeiros 100 dias do governo, João anunciou o resultado do concurso público da Polícia Civil com 1.400 vagas. E reforçou as forças de segurança do Estado.
O chefe do Executivo estadual ressaltou os investimentos em tecnologia e inteligência, além da valorização profissional para o alcance de indicadores positivos no segmento.
“Nós temos a melhor segurança pública do Norte/Nordeste, temos uma grande missão de avançar ainda mais e hoje celebramos os números das vitórias e conquistas que a área tem demonstrado ao país. Eu tenho muito orgulho da nossa segurança e vamos continuar com os investimentos”, frisou.
Apesar do otimismo, o governo tem uma longa estrada para percorrer. E muitas obras a realizar. Desta vez com as condições mais favoráveis, visto que no caminho não tem uma pandemia para atrapalhar. Além do mais, João tem uma boa relação com o presidente Lula, o que pode favorecer ainda mais os novos investimentos que o Estado necessita, principalmente nas obras de infraestrutura. Que sejam novos tempos de prosperidade e desenvolvimento.
Severino Lopes
PB Agora
A partir desta segunda-feira (25), ao menos 70 municípios da Paraíba terão os serviços de…
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) afirmou, na semana passada, que defende que o PL…
O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado George Morais (PSB), lamentou,…
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizará, nesta terça-feira (26), a eleição da mesa diretora…
O médico e ex-prefeitável campinense Jhony Bezerra, filiado ao PSB, está prestes a assumir a…
Um apostador de Campina Grande acertou 15 dezenas no concurso da Lotofácil deste sábado (23)…