A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Opinião: Ou tudo ou nada!

Estamos cara a cara com o segundo turno que terá seu desfecho no dia 30 de outubro próximo. O que nos restou da lista de demais candidatos foram Jair Bolsonaro e Lula da Silva. Tivemos um primeiro turno tranquilo com alguns altos e baixos aqui e acolá, no demais, foi tranquilidade. Os institutos de pesquisas não foram tão bem das pernas, porém, a previsão dada por quase todos eles se cumpriu: Lula na frente.

No Nordeste brasileiro, Lula arrasou. Na verdade, o nordestino traz a cara do Lula. O apaixonado leva tempo para mudar o coração e fazer opção por outro parceiro. Bolsonaro corre atrás do prejuízo e tenta por todos os meios tapar as brechas que Lula fez em lugares onde ele e sua equipe não puderam detectar com antecedência.

O candidato Bolsonaro teve expressiva votação principalmente na área Sul e Norte do Brasil, porém, quem saiu bem fortalecido nesse primeiro turno foi seu grande exército de senadores e deputados federais eleitos. Nessa força astronômica é que Bolsonaro está pondo toda sua confiança e os agendando para percorrer todo o país com uma mensagem enviada desde sua boca. De Pastores a políticos, o exército é grande.

As primeiras pesquisas desse primeiro turno não são determinantes. A primeira semana é de arrumação, só a partir do dia 15 de outubro é que elas devem ser apreciadas e analisadas com cuidado. Com certeza, Bolsonaro não terá uma virada no quadro de votos no Nordeste sobre Lula, no entanto, ele pode amenizar a diferença, o que o ajudará muito no cômputo geral.

Se não houver contratempo no caminho, Bolsonaro tem tudo para chegar na ponta em 30 de outubro. As melhores alianças no Sul, Sudeste, Centro Oeste e Norte do país foram encabeçadas por ele e seu grupo para esse segundo turno. Tarcisio de Freitas está brilhando em São Paulo sobre Fernando Haddad. Me alegrei muito com a vitória da Damares Alves, em Brasília, e me dei por satisfeito com a vitória do Sérgio Moro no Paraná.

O bocão Magno Malta, volta ao senado pelo Espírito Santo, Bolsonaro se sente de mente tranquila, pois em 2018, Malta lutou com unhas e dentes pela eleição de Bolsonaro à presidência, esquecendo-se de sua reeleição ao senado federal, o que o levou a perder seu mandato. De oratória, o Malta é bom e agora deve soltar a língua em Brasília em favor de pautas nacionais sérias.

A Janaína Paschoal foi mal das pernas, ficando num desastroso terceiro lugar em São Paulo, ao Senado, pelo nanico PRTB. Perdemos uma grande jurista e defensora de pautas nacionais nobres. Se houvesse optado pela Câmara Federal, com certeza, estaria nos representando naquela casa a partir de 2023. Porém, assim são os percalços da vida.

Na Paraíba!

É de vaca desconhecer Bezerro. O atual governador Joåo Azevedo chegou na ponta neste segundo turno. Os meninos travessos: Pedro Cunha Lima, Nilvan Ferreira e Veneziano Vital lhe deram dor de cabeça, porém, não venceram.

Pedro Cunha Lima, o homem de mil e um candidatos à presidência, disputará o segundo turno com João Azevêdo. Azevêdo é firme e consistente em suas ideias, enamorou-se de Lula, que estava enamorado de Veneziano no primeiro turno. Azevedo continuou firme e por fim, conquista o coração de Lula, que deixa Veneziano à margem do caminho. Bem diferente, a atitude firme e constante, demonstrada por João Azevedo, da que estar sendo exposta por Pedro Cunha Lima.

Pedro, enamorou-se lá atrás no primeiro turno por Simone Tebet (MDB), Ciro Gomes (PDT), e agora está piscando o olho para Lula. A indecisão e o ficar em cima do muro em política é muito perigosa e pode lá na frente trazer prejuízos irreversíveis. Veneziano, gato esperto, está tentando fazer a cabeça do menino Pedro, porém, Veneziano ainda morre de amores por Lula.

O menino Pedro deve abrir os olhos e admitir que cavalo selado não passa duas vezes. A direita com Nilvan Ferreira, Cabo Gilberto, Sérgio Queiróz, Wallber Virgolino e juntando-se a isso a fatia de votos de Bolsonaro na Paraíba, que com certeza, no segundo turno será maior, seria uma melhor escolha para Pedro. Assim penso eu.

Pr. Sérgio Queiróz com seus 230 mil votos obtidos para o Senado, foi um guerreiro vitorioso nas eleições ao Senado pela Paraíba, ainda que tenha ficado em quarto lugar. Se ele souber administrar esse montante de votos com visão no futuro, com certeza, galgará lugares altos na política paraibana. Líder, ele já é.

Estarei com você amigo brasileiro acompanhando o segundo tempo dessas eleições e esperando o melhor para o nosso país.

Elcio Nunes
@elciojnunes (Instagram).


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe