Os números com porcentagens variáveis de um instituto para o outro, nessas eleições, tem se tornado sem dúvida um terror na mente dos eleitores brasileiros. Na eleição para presidente da república em 2018, não foi diferente e hoje, 2022, esse drama se repete de uma forma escancarada. O interessante é que alguns desses institutos deixam para ajustar suas previsões faltando uma semana para as eleições e outros, descaradamente, deixam para dar suas explicações depois de abertas as urnas.
Na verdade, isso é Fake News de cara lavada. No entanto, nenhum órgão do poder judiciário tomou providências. Tenho certeza, se algo fosse feito, os diretores desses institutos tomariam seus trabalhos mais a sério e levariam o eleitor a ter confiança nos números que são despejados em nossas mãos.
As redes sociais, que vieram para ficar; nos transmite certa orientação para onde está indo a carruagem e quem nela está montado, como também o povo nas ruas que se manifesta de um lado e de outro, aí sim podemos fazer uma avaliação a olhos nus. Até já se criou o grande movimento: “Data Povo”, para fazer frente a um outro poderoso instituto de Pesquisa. Se na verdade o “Data Povo” estiver com a razão, não sei com que cara esse e outros Institutos se apresentarão no dia 3 de outubro diante do eleitorado brasileiro.
Só um exemplo: no dia 15 de setembro, o Instituto Brasmarket nos solta uma pesquisa com os seguintes números que envolve os dois primeiros colocados: Jair Bolsonaro com 43.5% por cento dos votos, Lula da Silva vem logo em seguida com 30.5% dos votos. Nem respiramos e já aparecem outros números com dados ao revés: no Data Folha, Lula da Silva aparece com 45% por cento e Bolsonaro com 33% por cento. Alguns espertos dizem: os dois Institutos estão bem, apenas usaram metodologias diferentes. Rapidamente sai de nossa boca aquela célebre frase: “Me engana que eu gosto”.
O que posso responder a mim mesmo como eleitor e a aqueles que me seguem no PBAgora? Paciência, paciência e mais paciência. Esperemos a grande e última pesquisa de opinião que se dará no próximo 2 de outubro, domingo, a partir das 17hrs. Essa sim, será real e verdadeira. Quem viver verá!
Elcio Nunes
@elciojnunes