A mais recente pesquisa de opinião pública, pelo PBAgora, em união com o Instituto de pesquisa campinense DataVox, foi precisa e trouxe números que caíram no que esperava o eleitor paraibano. Aqui, quero fazer uma pausa, e agradecer ao Instituto DataVox, de nossa terrinha, que de um modo efetivo, sério e eficaz nos traz dados claros e confiáveis desde a sua fundação em 2009. Muitas vezes esse instituto contrariou dados de institutos nacionais e tradicionais em pesquisas recentes para Presidente e Governadores, marcando números mais aproximados dos resultados finais de uma campanha eleitoral acirrada. Parabéns ao DataVox. Instituto que está situado no cume da Serra da Borborema.
Para Governador, a pesquisa publicada no dia 7 de fevereiro é incontestável. Como falei no meu mais recente artigo publicado pelo PBAgora, esperávamos João Azevedo na cabeça e assim foi. O Governador João Azevedo foi seguido pelo Deputado Federal Pedro Cunha Lima e pelo Senador Veneziano Vital. Até aqui tudo dentro dos conformes. O Governador João Azevedo, se as eleições fossem hoje, seria reeleito no primeiro turno, de braçada. Agora, não esqueçamos que João Azevedo está no seu máximo e que os meninos vem no seu encalço e que ainda falta um pouco mais de sete meses para esse jogo ouvir o apito final. No entanto, muita água vai rolar por debaixo da ponte e muita coisa terá a haver com quem os presidenciáveis, Jair Bolsonaro e Lula da Silva, venham a apoiar a partir de primeiro de abril próximo.
As águas nos mostram que Lula irá apoiar o Senador Veneziano Vital, que a preço de hoje é o terceiro colocado nas pesquisas de opinião para governador. Porém, Veneziano tem tudo para crescer com o empurrão de Lula. Quanto a Pedro Cunha Lima, se esse quadro permanecer, terá que agarrar-se com Jair Bolsonaro e Nilvan Ferreira, deverá tentar uma cadeira a deputado estadual ou federal. Se Pedro se juntar a Dória ou a Moro, a preço de hoje, não irá muito longe. Essa, ao meu ver, é a realidade para a corrida a governador no estado da Paraíba.
Ao Senado, as últimas pesquisas apontam o ex-governador, Ricardo Coutinho, como cabeça. Ricardo tem pendências jurídicas a resolver no caminho, e só mais adiante teremos uma opinião mais concreta quanto a ele. Como os colegiados jurídicos vêm ultimamente inocentando muita gente, não se assombre se dentro de poucos dias Ricardo Coutinho receba sua liberdade total e passe a voar como um pássaro livre, por todo o nosso estado, reclamando a atenção através das mostras de suas realizações quando governador. Lula com certeza o apoiará de cabo a rabo.
Efraim Filho e Aguinaldo Ribeiro são ainda as duas insônias que atormentam o sono político de João Azevedo. A quem João venha a apoiar, esse terá tendência ao crescimento rápido, para fazer frente a Ricardo Coutinho. Se João optar por Aguinaldo Ribeiro, Efraim Filho cairá de cheio nos braços de Pedro Cunha Lima. Nesse caso, a corrida ao senado se tornará emocionante em nosso estado.
Quanto ao resultado da pesquisa a Presidente, também eram números esperados, números que podem em poucos meses serem reversíveis a favor de Jair Messias Bolsonaro, que vem fazendo um trabalho de fomentação política e de ações, demonstrado com obras hídricas em todo o interior do nordeste brasileiro. Jair Bolsonaro sabe muito bem que ainda traz forças revitalizantes em sentido de votos, nas capitais nordestinas, como ficou demonstrado nas últimas eleições de 2018.
Os motores da política paraibana estão prendidos e tomando forças para a grande arrancada em primeiro de abril de 2022. Quem viver verá!
Elcio Nunes
Quer falar com o colunista? Envie um e-mail para: nunes3106@sbcglobal.net
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…