Marco Maciel, um político de carreira por Pernambuco foi a óbito sábado, 12 de junho, aos 80 anos de idade na capital do país, Brasília, vitimado pelo mal de Alzheimer. Ele foi deputado estadual, federal, senador, governador, ministro de estado e vice-presidente da república brasileira. Entre tantas ricas frases que nos deixou, essa é uma delas: “Se o Brasil quiser ser um país do presente, deixando o eterno posto de ‘país do futuro’, precisa desenvolver a educação do seu povo.”
Depois de tantos logros na vida política, em 2010, Marco Maciel, perdeu as eleições para o senado. Lula foi o carro chefe naquela ocasião que o fez perder. Dizia Lula: “Vamos tirar essa múmia do poder”, e assim aconteceu. Perdemos um grande líder político e o povo pernambucano pôs em seu lugar um esquerdista de plantão que está no senado até hoje.
Lembro-me que numa terça-feira à tarde, nas dependências do Palácio Campo das Princesas, no Recife, tive o privilégio de conhecê-lo pessoalmente, com um grupo de estudantes do nosso antigo Seminário STEN (hoje SETEBAN), e apertar sua mão. Fomos levados naquela ocasião pelo Pr. Eclésio Meneses. Boas recordações. Descanse em paz, velho Guerreiro!