Qualquer prognóstico acerca dos resultados a emanar das urnas na eleição para prefeito de João Pessoa não será digno de crédito, tamanha a indefinição do quadro sucessório, no que pese se constatar, desde agora que algumas candidaturas já nasceram natimortas.
Mesmo supondo serem verdadeiros os resultados da pesquisa mais recente sobre a sucessão municipal divulgada pelo Ibope, além do clima político que se percebe na cidade, nem assim é possível se fazer prognósticos com um mínimo de segurança.
Nulos e brancos
Tomando como base a pesquisa do Ibope, só o percentual de votos nulos e brancos verificado pela pesquisa (20%) bate qualquer um dos quatro primeiros colocados. Sem falar, em mais 8% que não responderam. Só esses 8% superam os percentuais alcançados por outros cincos candidatos mais votados: Ruy Carneiro, Edilma Freire, Raoni, Anísio Maia e João Almeida.
Estes números mostram que dentro dos prognósticos possíveis de se arriscar está o de uma reviravolta nos números até agora aferidos pelos quatro primeiros colocados que são pela ordem: Cícero Lucena (18%); Nilvan Ferreira (15%); Ricardo Coutinho (12%); e Wallber Virgolino (10%).
Ainda com relação à pesquisa do Ibope, é preciso lembrar que, quando foi lançada, Ricardo Coutinho havia acabado de se definir por ser candidato e ainda estava garroteado pelas medidas cautelares que o impediram até de participação em importantes debates.
Mas o fator que mais concorre para uma eventual mudança na preferência ou na definição dos eleitores não se limita a chegada de Ricardo Coutinho à raia da disputa, mas, sobretudo, o altíssimo percentual de eleitores que estão inclinados ao voto nulo, branco ou os indecisos, que podem mudar radicalmente de ideia ao longo dos trinta e poucos dias que nos separam do pleito.
Serraria
A minha terra natal, Serraria, que considero o centro do universo, completou nesta terça-feira (13) 123 anos de emancipação política. O acontecimento foi comemorado em grande estilo, mas com muita cautela, obedecendo todas as normas determinadas pelas autoridades sanitárias, por precaução contra o coronavírus.
Caladinhos
É notório que há uma quantidade grande de eleitores silenciosos. Estes, mais os indecisos podem ser os responsáveis por eventuais mudanças radicais.
Wellington Farias
PB Agora