Categorias: Política

Opinião: quem disse que Campina Grande perdeu espaço político?

PUBLICIDADE

As eleições de 2022 parecem estar longe, mas já batem às portas das agremiações políticas. Nos bastidores, deputados estaduais e federais, senadores e governadores, prefeitos e vereadores já começam a articulação própria da época. Mesmo em um período de pandemia severa. Mas observando bem, as regras do jogo são essas, e falo aqui e alhures.

Não há repouso. Manter-se ou entrar no cenário político é algo importante para os agentes públicos que representam, ou que deveriam representar o povo.

E aqui não busco desprezar ou apoiar nomes ou partidos. A função é mostrar os fatos. E saindo de João Pessoa e subindo o planalto da Borborema; lá está encravada Campina Grande, um verdadeiro berço de políticos que fizeram ou fazem história na Paraíba. E aí cabe ao leitor analisar as ações benéficas ou maléficas para o Estado que os políticos daquela cidade implementaram ou implementarão para a Paraíba, afinal, não existe uma verdade absoluta para tal questão.

E como disse o genial escritor e jornalista Nelson Rodrigues: “Toda a unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar”.

É verdade, pelo menos na minha visão e de tantos outros milhões de paraibanos. Prova disso está na Rainha da Borborema. Mesmo perdendo certo protagonismo político após a morte do ex-governador Ronaldo Cunha Lima e o revés tragado por seu filho, o também ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), que amargou um mero quarto lugar nas eleições de 2018 quando disputou uma reeleição para o Senado, Campina Grande ainda esteve com o “voto de Minerva” em suas mãos, livrando o povo paraibano de um só reduto eleitoral. Na hora de decidir, a Rainha da Borborema mostra sua força.

Articulações na Rainha da Borborema

É sabido que o senador Veneziano Vital do Rêgo, que ocupa a cadeira de presidente do (MDB) paraibano apoiará o deputado federal Efraim Filho (DEM) para o Senado federal em 2022.

Nos bastidores, é comentado que Efraim Filho oferecerá seu espólio eleitoral a Ana Cláudia Vital do Rêgo (Podemos), primeira suplente a deputada federal, que vem a ser esposa de Veneziano; buscando ela o êxito não alcançado ao cargo que disputou nas eleições de 2018. Algo justo no tomar de decisões políticas. Apoiar o outro em benefício de um mesmo projeto político é importante, desde que seja benéfico para a Paraíba.

Ainda nos bastidores

E nos bastidores da política paraibana, e aqui falo de Campina Grande, volta a ser a outrora Vila Nova da Rainha ponto de referência para a Paraíba. Outra constatação? Sim! O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) está mantendo segredos de alcova – pelo que a Coluna identificou. Nas coxias é quase certo que o parlamentar irá apoiar o ex-vice prefeito da Rainha da Borborema, Ronaldinho Cunha Lima (PSDB) para uma cadeira na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), colocando na cláusula que o ex-gestor firmará apoio a Tovar, que busca um assento na Câmara Federal.

Em suma: os cálculos e passos devem ser bem dados por tais lideranças políticas, a fim de não perder espaço e, o mais importante, capitanear recursos para a Paraíba caso o projeto que hoje fecunda dê um bom filho ou filha para o útero paraibano.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024