O Instituto Brasmarket nos mostra números que vem confirmar a realidade das ruas quanto ao Senado na Paraíba. Ricardo Coutinho ((PT) pontua com 18.4%, Efraim Filho (União Brasil) 14.6%, Sérgio Queiróz (PRTB) 11.9%, Pollyanna (PSB) 10.4%.
Na verdade, a grande novidade ficou por conta da ascensão do Sérgio Queiróz. Ele sai da casa dos 5% e vai para o dobro. O Sérgio toma fôlego e sabendo aproveitar essa ascensão, poderá galgar maiores percentuais. Se Ricardo Coutinho conseguir a vitória no STF, a luta sem sombra de dúvidas ficará empolgante. Caso Ricardo não encontre apoio com os senhores dos tribunais, a luta ficará entre Efraim Filho, Sérgio Queiróz e Pollyanna.
Resta saber se a segunda opção tornar-se realidade quem terá mais rapidez e perspicácia para ir de cheio buscar o espólio de votos de Coutinho. Na verdade, a corrida ao Senado pela Paraíba está emocionante. Veja que só nos faltam 10 dias para que os contrincantes ponham sebo nas canelas e corram à meta final.
Quanto ao governo do estado, o quadro é o mesmo que nos foi apresentado por alguns outros Institutos nos últimos dias. O atual governador, João Azevedo, continua estacionado na casa dos 30%, Veneziano com o mesmo índice de 21%, Nilvan Ferreira vem desbancando o Pedro Cunha Lima nas duas últimas pesquisas. Na verdade, João Azevedo, obrigatoriamente, tem que crescer para não ver-se com os pés no abismo.
Está sendo anunciada a vinda de Jair Bolsonaro segunda-feira à Paraíba, com perspectiva de presença nas cidades de João Pessoa e Campina Grande com a sua tradicional motociata. Caso seja confirmada essa vinda, espero que ele use a lógica para alavancar a campanha e números do seu candidato a governador no estado, Nilvan Ferreira.
Dessa vez, Nilvan merece ir de carona na moto do chefe. Agora, se Bolsonaro arrumasse uma moto maior e pusesse Nilvan e Sérgio Queiróz de carona, com certeza o incêndio político na Paraíba seria grande. Esse é um pensamento meu, que talvez, não passe na cabeça dos demais. No entanto, tudo pode acontecer, inclusive, nada!
Elcio Nunes
@elciojnunes