Categorias: Política

Opinião: Tião Gomes, um coronel que “domina” o G11 em causa própria

PUBLICIDADE

A força do G11 é inquestionável. O bloco é formado pela mais pura “miscigenação” de votos. Todos advindos das variadas regiões do Estado, algo que põe em rota de colisão as relações de poder entre o Executivo e parte do Legislativo, quando equacionado e medido seus respectivos “aportes” eleitorais. E na ótica dos mais “agressivos” do grupo quase “separatista”, figura o deputado Tião Gomes, que “reside” na Casa de Epitácio Pessoa por sucessivos mandatos, muito em parte pelas benesses do seu “feudo eleitoral”, estando seu “porto seguro” no município de Areia e adjacências.

Tião está centrado na velha política, cuja sua formação é a mais ortodoxa e anacrônica possível, entendendo que o Parlamento é soberano. Um “castelo” que precisa ser respeitado, diria intocável. Essa é a essência dos velhos coronéis, mas em tempos de hoje o povo pede a extinção do “baronato”. Cabe ao parlamentar (Tião) entender que os velhos engenhos já não põem suas moendas para adoçar a vida dos ditos “bastardos”. É preciso uma adequação, caso contrário pode ser seu último mandato na AL.

Na outra ponta chega ao governo da Paraíba um técnico, pouco afeito com os meandros políticos. E todos sabem que a última querela entre governo do Estado e Assembleia Legislativa surgiu com a eleição e permanência do atual presidente da Casa, Adriano Galdino. Ele foi o “preferido” para a condução do primeiro e segundo biênio legislativo. O que contrariou o Palácio da Redenção e muitos dos seus aliados.

E no assar, espocar e fritar dos ovos, foi Tião Gomes uma das figuras que quebrou, ou provocou, a quebra do acordo entre Legislativo e Executivo. Importante lembrar que o deputado licenciado Hervázio Bezerra foi “sacado” da presidência da AL para o segundo biênio, e todos apontam quem foi o “Judas”; ou aquele que “soprou” nos seus tímpanos. E agora? E agora devo informar que o G11, estando à frente da “coalizão” o neófito Júnior Araújo, deve ficar à espreita para ver o que acontece na estratégia dos que estão na “insurgência”. Não há muito espaço para ser fogo e água ao mesmo tempo.

Em tempo, o G11 tem nomes ponderados e afeitos com o crescimento da Paraíba, a exemplo dos deputados Felipe Leitão, vice-líder do grupo, e Pollyana Dutra. No entendimento político, esse grupo, heterogêneo, deveria centrar seus esforços para a estabilidade política da atual gestão do Executivo em benefício do povo.

Contudo, o deputado que tem seu reduto eleitoral na terra de José e Pedro Américo busca o fisiologismo. A velha “troca de favores”, algo pouco tolerável em dias atuais. Por fim, e hora de rever os conceitos. Foi-se o tempo da “A Bagaceira”. Tião sabe disso e pode contribuir, de forma efetiva, com o seu mandato em benefício do povo. A posição de “arquiteto de ventríloquo” não lhe cabe bem.

 

Eliabe Castor
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Parlamentar defende rodízio na liderança da base do governador João Azevêdo na ALPB; deputado Chico Mendes é o atual líder

A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…

24 de novembro de 2024

Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…

24 de novembro de 2024

Fique atento! Primeira parcela do seu 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…

24 de novembro de 2024

Padrasto é suspeito de esfaquear enteada de 18 anos dentro de casa, em João Pessoa

Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…

24 de novembro de 2024

Programa ‘Eu Posso’, da PMJP, abre novas inscrições com créditos de até R$ 15 mil; saiba como aderir

Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…

24 de novembro de 2024

João Pessoa terá programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…

24 de novembro de 2024