Categorias: Política

Opinião: todas as “loucuras” cometidas por Bolsonaro são de caso pensado. Mas, ao final, logrará êxito?…

PUBLICIDADE

Como costumamos dizer lá pras bandas da minha terra natal, Serraria, “ele pode até ser doido, mas besta, não”. No caso aqui, leia-se o excelentíssimo senhor presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

Com isso, quero dizer que nenhuma dessas “loucuras” de Jair Bolsonaro não seja de caso pensado. Tudo o que ele está fazendo: causando impacto, desafiando as instituições brasileiras, investindo contra o Estado Democrático de Direito tem algum objetivo, para não dizer que sinalizam ter o Messias a ideia de lançar mão de alguma cartada que ninguém sabe bem o que é.

Do contrário, nada estaria acontecendo. Afinal, não dá mesmo para entender como um presidente que, a cada dia fica mais isolado de tudo e de todos, não mede as consequências dos seus atos, sabendo que está sujeito aos ditames rigorosos de uma Constituição, sob a qual está subjulgado e, ao tomar posse, jurou solenemente, respeitá-la, cumpri-la e defendê-la.

Duvidoso

Embora não se veja as instituições reagindo no tom que a situação requer e, portanto, só muito timidamente, é arriscado fazer previsões sobre a possibilidade de o presidente lograr êxito com suas intenções. Repetindo: intenções estas que denotam ser vontade de Jair Bolsonaro dar um autogolpe. Mantendo-se ele como maior autoridade do país, dotado de superpoderes, para fazer tudo aquilo que lhe vier à cabeça.

Risco

O mais lógico e razoável é arriscar uma projeção: sendo mesmo a intenção de Bolsonaro aplicar um autogolpe, provavelmente, não logrará êxito. Afinal, ele está se isolando cada vez mais. Conta apenas o apoio de 30% do eleitorado brasileiro, percentual este que está caindo. E mais, desses 30%, apenas alguns gatos pingados se manifestam dispostos a sair à rua para levantar a bandeira bolsonarista, como temos visto nas últimas manifestações de rua, supostamente organizada pelo chamado escritório do ódio, a serviço do presidente.
Bolsonaro tem dito que conta com o apoio das Forçar Armadas, mas nos círculos de Brasilia levanta-se muita dúvida sobre o Exército, a Marinha e a Aeronáutica topar oferecer-lhe apoio em empreitadas com confiruração de “loucura”…

Democracia

Embora, historicamente, o Brasil tenha vivido interrupções no seu Estado Democrático, não se observa motivo, clima e conjuntura suficientes para possibilitar uma interrupção abrupta da democracia.

 

Wellington Farias

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Justiça determina rescisão de contratos temporários irregulares em Boa Ventura e Serra Grande

A Justiça da Paraíba determinou que os municípios de Boa Ventura e Serra Grande adotem…

26 de novembro de 2024

Furto de decoração e atraso na entrega de materiais adiam inauguração do Natal Iluminado em Campina Grande

A Prefeitura Municipal de Campina Grande foi obrigada a adiar a inauguração do Natal Iluminado…

26 de novembro de 2024

Governador João autoriza lançamento de edital do Detran-PB de apoio aos clubes de futebol masculino e feminino da Paraíba

O governador João Azevêdo autorizou, nesta terça-feira (26), em João Pessoa, o lançamento do edital…

26 de novembro de 2024

Adriano Galdino é reeleito presidente da ALPB para o biênio 2025-2026 por aclamação

Na sessão desta terça-feira (26), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou a eleição da…

26 de novembro de 2024

Pendurando as chuteiras da vida pública, Renato Martins faz balanço de sua trajetória política

Na sessão ordinária desta terça-feira (26) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o vereador…

26 de novembro de 2024

Operação Stakeholders do FICCO/PB desarticula facção criminosa em João Pessoa e região

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PB) deflagrou nesta segunda-feira (25) a Operação…

26 de novembro de 2024