Embora seja o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) o preferido do governador João Azevêdo para compor a chapa majoritária como candidato ao Senado, o deputado federal Efraim Filho pode se beneficiar do inconveniente que seria a eleição do seu concorrente do momento, do ponto de vista do eleitor.
A eventual eleição de Aguinaldo Ribeiro irremediavelmente significaria contemplar a cidade de Campina Grande com todas as três vagas da Paraíba no Senado Federal, em detrimento de outros colégios eleitorais, dentre eles o maior e mais importante, que é João Pessoa.
Aguinaldo Ribeiro no Senado implicaria, ainda, numa concentração desproporcional e excessiva de poder político no âmbito de uma única família, coincidentemente de Campina Grande também. Afinal, Daniela, irmã de Aguinaldo, já é senadora da República com quase seis anos de mandato pela frente.
Assim sendo, a eleição do deputado Ribeiro retiraria a possibilidade de serem representados, no Senado, toda a área litorânea – incluindo a Grande João Pessoa -, o Sertão e demais regiões do Estado.
Imaginemos o impacto no eleitor, em um guia eleitoral, a senadora Daniella Ribeiro pedindo o voto dos paraibanos para que o seu irmão Aguinaldo seja, ao lado dela, representante da Paraíba no Senado. Além de pertencerem à mesma família, ambos são representantes da política campinense.
“E nós?”, haverão de se perguntar os eleitores das demais regiões do Estado que, neste caso, ficariam a ver navios.
Filiação
O ex-governador Ricardo Coutinho se filiou ao Partido dos Trabalhadores, no final da tarde desta quinta-feira (30).
A cerimônia online de filiação contou com a participação do ex-presidente Lula, pré-candidato à sucessão presidencial, Luis Inácio Lula da Silva; da ex-presidente Dilma Roussef; a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, entre outras lideranças.
Apesar da importância do fato, a mídia local praticamente ignorou o evento.
Wellington Farias
PB Agora