Categorias: Política

Opinião: Wellington vota não; Ruy vota sim. PSDB é mais bolsonaro que o centrão

PUBLICIDADE

Pelo comportamento da bancada federal da Paraíba também dá para se fazer uma leitura de quem é quem no Congresso Nacional. Pelo menos no plano dos partidos políticos.

Para a surpresa de muitos, o deputado federal Wellington Roberto (PL), assumidamente aliado do presidente Jair Bolsonaro, votou contra a PEC do voto impresso, à semelhança de outros colegas de partido. Já os deputado Ruy Carneiro e Edna Henrique (PSDB) votaram a favor.

Na bancada paraibana, também, o tucanato se dividiu, espertamente; mas deixando a maior fatia da bancada a serviço de Bolsonaro. Pedro Cunha Lima, presidente do PSDB na Paraíba, que não é nem um pouco tolo, votou não ficando bem na fita com o eleitorado que vai do centro para a esquerda.

Na votação, que transcorreu na noite da terça-feira (10-8) ficou demonstrado que, na verdade, o PSDB é mais bolsonarista que o chamado centrão. Afinal de contas, este bloco – que não se vende, mas se aluga a qualquer governo – terminou por demonstrar que está com Bolsonaro, mas nem tanto.

Não entregou
Do centrão, o máximo que Bolsonaro conseguiu, nesta votação extremamente importante para o seu projeto de poder e para demonstrar o seu poder de fogo no Congresso, foi a ausência de uma parte dos parlamentares, dentre eles o deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro.

O partido do paraibano Wellington Roberto (PL) só conseguiu garantir ao presidente Bolsonaro 11 dos seus 41 deputados federais, ou seja: uma parcela mínima do esperado pelo “mito”. Os tucanos deram 14 dos 32 votos de que dispõe em sua bancada.

Os tucanos também se revelam mais bolsonaristas do que o PP de Aguinaldo Ribeiro, que contribuiu só com 16 de seus 41 votos disponíveis em seus quadros.

Mais bolsonarista roxo do que o tucanato foi o MDB, presidido na Paraíba pelo senador Veneziano Vital (que fez severas críticas à PEC do voto impresso): dos seus 33 parlamentares, 15 disseram sim ao voto impresso, quase empatado com o DEM, que não faz parte da base aliada do Governo.

Na bancada do DEM, 13 dos 27 parlamentares seguiram a orientação do Palácio do Planalto. O deputado federal Efraim Filho, não compareceu à sessão para votar.

Nenhum dos 53 parlamentares da bancada federal do Partido dos Trabalhadores votou a favor da PEC do voto impresso.

MDB-PB
O senador Veneziano Vital (MDB) criticou a atitude do presidente Jair Bolsonaro, de colocar tanques de guerra na frente ao Congresso, justamente no dia em que a Câmara dos Deputados vota a proposta, defendida por ele, de instituir o voto impresso no Brasil.
Para Vené, a cena retrata “uma trama rocambolesca e abjeta”.

Entende ele que Jair Bolsonaro ao claramente intimidar os parlamentares na análise da proposta do voto impresso, é “um fato não coincidente que reitera o menosprezo do presidente para com a República e as Instituições Democráticas”.

Piada
A respeito do desfile militar de Bolsonaro piadistas andam dizendo que aquele episódio só serviu para mostrar para os países vizinhos o quanto o Brasil está vulnerável às invasões.
Afinal, com aqueles tanques fumaçando não se espanta nem pernilongo.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024