O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, atirou no que viu, e acabou acertando no que não viu. E, por tentar se adequar a cada governo que passa, agora caminha a passos largos para o ostracismo político.
A mais recente e grotesca cartada foi solicitar o afastamento do deputado federal paraibano Wilson Santiago do comando da legenda na Paraíba. Ao invés de desmoralizar o parlamentar paraibano, Jefferson fez justamente o inverso – acendeu o sentimento do porquê milhares de eleitores o colocaram na Câmara Federal para representá-lo em 2018 após um longo período em que ficou sem mandato.
Santiago ressurgiu como uma fênix e assim segue cumprindo seu papel de representar o povo. Além de mostrar que tem opinião própria, comprovou que nunca se curvou àquilo que não acreditava, mesmo com um partido que o pressionava dia após dia para se render aos ‘encantos’ do Planalto.
O PTB hoje é um partido da extrema direita, Wilson Santiago não! Pelo contrário.
Desde que assumiu o mandato trabalha em cima de pautas mais alinhadas ao centro-esquerda. Sem falar que foi líder do governo Lula à época em que o petista geriu o país. É notável que, permanecer no PTB, para Santiago, é sinônimo de constrangimento. Seu partido defende pautas bolsonaristas que sequer alguns aguerridos bolsonaristas ousam fazê-lo.
Se era um gatilho que Wilson Santiago precisava para se soltar das amarras do PTB, agora ele tem. Várias legendas já cobiçam o seu ‘passe’. Afinal, qual agremiação não quer ter em seus quadros um deputado federal? O parlamentar já recebeu convite de pelo menos cinco partidos, MDB, DEM, Podemos, Cidadania, PSL, PRB, entre outros; alguns deles, inclusive, tendo a presidência estadual incluída no pacote.
Ter um partido para chamar de seu é bom, mas ter dignidade e agir com suas próprias convicções é ainda melhor. O cenário que se desenha para Santiago é o de volta por cima – De perseguido no PTB, para exaltado por outras legendas que, assim como ele, dizem não ao bolsonarismo extremo.
Santiago colocou os pingos nos is. Mostrou que é distante do projeto bolsonarista e não tem objeções a projetos da esquerda e só se fortalece para a reeleição em 2022 para Câmara Federal, que é seu projeto desde o início.
Wilson Ganha com a saída do PTB.
Na verdade, quem perde mesmo é o partido!
Márcia Dias
PB Agora
Yamandú Ramón Antonio Orsi Martínez, 57, foi eleito neste domingo (24) o novo presidente do…
O Nordeste mais forte na elite do futebol brasileiro. O Ceará e o Sport serão…
Tragédia na estrada. Um acidente grave ocorrido na tarde de ontem, domingo, (24/11), na cidade…
Os pagamentos da próxima parcela do benefício Pé-de-Meia, no valor de R$ 200, começam hoje…
Foi registrado ontem (24), na 6ª Delegacia Distrital, em Santa Rita, uma tentativa de envenenamento.…
Um acidente do tipo tombamento foi registrado por volta das 17h de ontem (24) na…