Categorias: Política

Oposição acredita que o Governo Maranhão III faz manobras para manter viva a instalação do TCM

PUBLICIDADE

Deputados da Oposição já não tem mais dúvidas: no que depender do Governo Maranhão III o processo de extinção do Tribunal de Contas dos Municípios será suspenso.

De acordo com o deputado Romero Rodrigues (PSDB), é muito estranho a mudança de “ritmo”, por parte da atual bancada governista, em relação à extinção do TCM. Aguerridos contra a instalação do novo tribunal quando a proposta surgiu no Governo Cássio Cunha Lima, agora os parlamentares, já como base de situação, não mantem o mesmo discurso e a postura é, no mínimo, “titubeante”, segundo Rodrigues.

De qualquer forma, o deputado tucano garante: mesmo com demora para aprovar a extinção do órgão, o atual governo não terá possibilidade de procrastinar a instalação do TCM e nem a bancada terá forças para manter viva a iniciativa.

“Acredito que o TCM como proposta já está morto, não há como renascê-lo”, opina o deputado Zenóbio Toscano (PSDB), presidente da Comissão de Constituição e Justiça. Nesta terça-feira, a CCJ, inclusive, não acatou o pedido do governador José Maranhão (PMDB) para encaminhar ao Palácio da Redenção as Propostas de Emenda Constitucional que extinguem o novo tribunal.  

Também da bancada tucana, o deputado Ruy Carneiro avaliou que a demora na apreciação do processo talvez seja uma forma que o atual governo encontrou de tentar impor aos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado algum tipo de pressão. O parlamentar não quis detalhar os elementos para sua suspeita sobre a postura da bancada situacionista, neste caso. “Apesar da demora, o TCM já é um natimorto, foi sepultado antes mesmo de nascer, não existe possibilidade de ser aprovado”.

A situação também não foi omissa as suposições da Oposição. Segundo o deputado Carlos Batinga (PSB), não existe manobra do atual governo em querer instalar o TCM na Paraíba. “A votação não aconteceu simplesmente por falta de quorum e pela ausência do relator na votação desta terça”, explicou.

Batinga reafirmou que também é contrário à instalação do TCM e acredita que, até à próxima semana, o “sepultamento” do TCM será uma realidade.

PB Agora.
 

 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

“Prefiro meu filho preso do que morto”, desabafa mãe de paraibano preso por tráfico de drogas em Paris após meses de sumiço

Após mais de dois meses de angústia e incerteza, Maria de Lourdes do Nascimento, mãe…

14 de janeiro de 2025

Prefeito Cícero anuncia permanência de Luís Ferreira na pasta da Saúde e criação de secretaria para Saúde Animal

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), confirmou nesta terça-feira (14) que Luís Ferreira…

14 de janeiro de 2025

Após receber recursos do Ministério da Saúde, PMCG realiza repasse de quase R$ 4 milhões à FAP

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande recebeu na manhã desta segunda-feira, 14,…

14 de janeiro de 2025

Programa prevê novos investimentos que impulsionarão o turismo na Paraíba até 2026

O setor turístico da Paraíba receberá novos investimentos superiores a R$ 133 milhões entre 2025…

14 de janeiro de 2025

Alerta do Inmet para mais de 60 cidades da Paraíba prevê chuvas intensas e ventos de até 100 km/h; saiba onde

Na tarde desta terça-feira (14), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo…

14 de janeiro de 2025

Auxílio Moradia: Beneficiários têm até sexta-feira para atualizar cadastro

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), alerta aos…

14 de janeiro de 2025