Categorias: Política

Os excessos de Cícero

PUBLICIDADE

O senador Cícero Lucena é, a um ano das eleições, o terceiro colocado distante de uma disputa polarizada entre o governador do Estado e o prefeito da Capital. É o que possui maior rejeição na Grande João Pessoa, região em que se intitula como líder, e o único entre os concorrentes que não possui uma máquina pública para gerir serviços.

Na condição em que se encontra, querendo conquistar apoios internos, mais do que ninguém, o senador Cícero Lucena deveria estar proibido de provocar qualquer aliado. Mais do que isso: deveria estar proibido de responder a qualquer provocação.

Aliás, foi, em outras palavras, o que ele mesmo disse quando saiu daquela demorada reunião com Cássio e a bancada oposicionista na Assembléia na casa de Ricardo Marcelo. Lá, depois de cinco horas de reunião, Cícero saiu dizendo que a meta era recuperar o apoio de aliados.

Não será insinuando que eles estão “à beira da traição” que o senador vai conseguir isso. Ao direcionar declarações contrárias aos deputados Rômulo Gouveia e Zenóbio Toscano, o senador conseguiu um feito: desagradou a toda base de Cássio. E, quiçá, ao próprio ex-governador tucano. Fez exatamente o que os torcedores da aliança do cassismo com Ricardo Coutinho querem: ver o circo pegar fogo. Basta ver os efeitos.

As declarações de Zenóbio Toscano, considerado pelo grupo um paficista e fiel escudeiro do grupo desde 1998, e de Rômulo Gouveia, que até nota redigiu. Além deles, todos se sentiram atingidos. Porque ao questionar a postura de Rômulo e Zenóbio, o senador tucano, que almeja por um apoio do cassismo, atingiu todos os líderes cassistas que mantém boas relações políticas com o prefeito da Capital.

Não será exagero dizer que ajudou a abrir ainda mais a distância em que o separa do apoio de Cássio.

E faz isso porque insiste em chamar de traição algo que deveria encarar como “regras políticas”: recebe apoio quem reúne maiores condições de vencer. Mas Ricardo Coutinho é um inimigo?, dirão alguns. Inimigo de Cícero. Não do grupo. Eis o problema.Inimigo do grupo como um todo é, pelo menos teoricamente, o governador Maranhão que governa hoje sem Cássio e sem Cícero.

E o senador, pelo que se sabe, ainda não considerou à beira da traição nenhum de seus aliados que se alinharam ao governador.

 

 

Rapidinhas

Casório à vista – O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) está nas nuvens. Curtindo novo romance, já foi visto com um “pneu” tamanho família na mão direita. Certamente, quer disputar a eleição com uma candidata a primeira-dama.

Cauteloso – Assim que soube da briga entre o deputado Rômulo Gouveia e o senador Cícero Lucena, o ex-governador Cássio deixou escapar: “Não entro em briga de cachorro grande: é um senador da República contra um deputado federal”.

Uau – Nem Cássio, nem Ricardo, nem Maranhão. Para Dércio Alcântra, quem ganhou com a última pesquisa Ibope foi o PB Agora que se credenciou ao ver os números do instituto confirmando recente pesquisa veiculada no site. Clique aqui e confira no blog.
 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Conversas expostas pela PF indicam “promiscuidade” e “dívida” de Raíssa Lacerda com traficantes

As investigações da Polícia Federal (PF), no âmbito da Operação Território Livre, apontam para o…

19 de setembro de 2024

Nesta sexta e sábado: PB Agora/Datavox divulga pesquisas com números exclusivos das corridas eleitorais em Belém e Aroeiras

O portal PB Agora, em parceria com o instituto Datavox, divulgará nesta sexta-feira (20) e…

19 de setembro de 2024

Hugo Motta amplia articulações com ministros do governo Lula na disputa pela presidência da Câmara

O líder do Republicanos na Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PB), tem intensificado articulações com…

19 de setembro de 2024

Com seca histórica, nível de hidrelétricas segue em queda no Brasil

Falta de chuva, queimadas e ondas de calor. Com seca histórica, o nível de hidrelétricas…

19 de setembro de 2024

Anna Carla Lopes comemora votação histórica para vaga de desembargador no TJPB

A advogada Anna Carla Lopes, eleita como a mais votada na lista sêxtupla para a…

19 de setembro de 2024

Produção de camarão na Paraíba cresce 13,8% em 2023, atingindo recorde histórico

A produção de camarão na Paraíba registrou um crescimento significativo de 13,8% em 2023, atingindo…

19 de setembro de 2024