Categorias: Política

Os três mosqueteiros: Nabor, Tião e Genival Matias fizeram a diferença nas vitórias de Galdino

PUBLICIDADE

A vitória dupla do deputado estadual Adriano Galdino (PSB) para presidir a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) durante quatro anos continua repercutindo nos bastidores da política estadual.  Genival Matias e Tião Gomes, ambos do Avante, e Nabor Wanderley (PRB), estão sendo chamados de os “três mosqueteiros” grandes responsáveis pelo resultado da eleição nessa sexta-feira (1).

Na literatura, os mosqueteiros se chamavam Athos, Porto e Aramis. A missão deles era sempre proteger o rei e o estado contra as maldades. Na vida real, os três deputados tidos como grandes articulares conseguiram dar a Galdino o poder de comandar a ALPB até 2022.

O representante de Patos, Nabor Wanderley, é um fiel companheiro de Adriano Galdino de longas datas. Nabor já foi secretário da última gestão de Galdino e volta a participar da mesa durante os quatro anos.
 
O PRB, partido de Nabor, esteve sempre ao lado de Adriano e também do governador João Azevêdo. Nabor é um grande articulador e, discreto, mostrou lealdade a Galdino, mesmo se mantendo neutro nos lançamentos das chapas.

Genival Matias, amigo pessoal e homem de confiança de Adriano Galdino, usou toda sua habilidade como articulador político e apaziguador das divergências dentro e fora da Assembleia, para convencer os deputados que Galdino era o parlamentar certo para voltar a comandar a Casa de Epitácio Pessoa.

Adriano já presidiu a ALPB e sua gestão foi marcada pelo respeito aos deputados e aos funcionários.  Os parlamentares que participaram da gestão de Galdino foram unânimes em votar nele para presidente e Genival Matias como vice. A chapa foi eleita pelos 36 deputados para o 1º biênio ( 2019-2021).

Tião Gomes, conhecido como o ‘Furacão’, movimentou a eleição da Mesa Diretora. Até então, a sua candidatura era certa, mas nos últimos instantes, fez um discurso inflamado onde mostrou toda a sua habilidade e provou que os seus quase 30 anos na Casa de Epitácio Pessoa, como um dos deputados mais queridos, foram marcados pela coerência, transparência e lealdade. Em 2015, Tião foi protagonista de uma confusão durante a eleição da ALPB onde danificou a urna para que a votação não fosse eletrônica. Após isso, e eleição foi manual e Adriano Galdino consagrado presidente, com o apoio dele, Nabor e de Genival.

No final do seu emotivo discurso, que durou mais de 15 minutos, ele abriu mão de concorrer após uma conversa com Genival, Nabor e Galdino, mas lançou o nome de Adriano para bater de frente com Hervázio Bezerra, que tinha o apoio da bancada de situação e do governador João Azevêdo.

Adriano aceitou o desafio de Tião, disse que a fala do parlamentar o tocou e o fez aceitar o convite de encabeçar a nova chapa. Foram dados 20 minutos para os deputados articularem e começou um corre-corre no plenário em busca de votos. Conclusão:  Adriano Galdino foi reeleito com 23 votos e derrotou Hervázio, que obteve 13.  Ele ficará comandando a ALPB pelos próximos  quatro anos.

A derrota de Hervázio pode estar diretamente ligada a escolha feita por ele para compor sua chapa. O PSB seria o mais prestigiado deixando de lado os partidos aliados, que contribuíram para a vitória de João Azevêdo. Essa exclusão provocou uma insatisfação na base aliada. Enquanto Adriano Galdino conversou com todos os partidos e fez uma chapa contemplando a maioria das siglas, dando a cada um partido um local de destaque na sua mesa. Galdino garantiu que continua aliado do Governo, mas não será submisso.

Vale saliantar que o Avante chega com força nessa legislatura já que terá dois vice-presidentes: Genival Matias e Tião Gomes, para os 1º e 2º biênios, respectivamente.

Redação

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro

O ator e diretor Ney Latorraca, de 80 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (26)…

26 de dezembro de 2024

TRAGÉDIA: grave acidente entre dois veículos na PB-214 deixa um morto e sete feridos no dia de Natal

Na noite dessa quarta-feira (25), dia de Natal, um grave acidente foi registrado na rodovia…

26 de dezembro de 2024

Virada do ano em Cabedelo terá shows nas praias de Intermares e Formosa

A virada do ano em Cabedelo acontece, mais uma vez, nas duas principais praias da…

26 de dezembro de 2024

Operação prende suspeito de estupro virtual que ameaçava expor fotos das vítimas na PB

Nesta quinta-feira (26), a Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Crimes Cibernéticos…

26 de dezembro de 2024

NA ACADEPOL: Novos policiais recebem armas, munições, coletes e algemas

A Polícia Civil da Paraíba está fazendo, nesta quinta-feira, 26 de dezembro, a entrega de…

26 de dezembro de 2024

Confira quais atrações vão animar o Réveillon 2025 de Conde

A Prefeitura de Conde fechou a programação do Réveillon 2025 da cidade. As apresentações vão…

26 de dezembro de 2024