OUÇA – Aguinaldo apresenta relatório do grupo de trabalho da reforma tributária; confira texto na íntegra

PUBLICIDADE

O deputado federal e relator da reforma tributária, Aguinaldo Ribeiro, apresentou nesta terça-feira, (6), o relatório do grupo de trabalho para a modernização do sistema de impostos brasileiro, com recomendações para a elaboração do texto final, o substitutivo, que deve ser votado em Plenário na primeira semana de julho.

Veja o relatório na íntegra

Aguinaldo apresenta relatório da Reforma Tributária – Foto: Assessoria

Ribeiro apresentou uma visão abrangente das atividades do grupo de trabalho nos últimos meses e as principais propostas discutidas para simplificar o sistema tributário, de modo a torná-lo mais eficiente, transparente e justo.

“Essa reforma não é de um governo, não é de partidos, ideológica, nem direita nem de esquerda, é uma reforma estrutural do Estado brasileiro, por isso é tão necessária”, frisou.

Entre as soluções propostas está a substituição dos cinco tributos sobre o consumo por um imposto geral sobre o consumo. “O tributo geral sobre o consumo terá a forma do que parte da doutrina tributária denomina de “IVA Moderno”: aquele com base ampla, cobrado por fora e no destino, com não-cumulatividade plena e com poucas alíquotas e exceções, denominado Imposto sobre Bens e Serviços (IBS)”, explica o texto.

Segundo o relatório, a diretriz é de que se adote uma versão dual dos tributos sobre o consumo: um de competência da União e outro compartilhado entre estados e municípios

Ainda entre as recomendações estão: manutenção de dois regimes tributários favorecidos atualmente estabelecidos em nossa Constituição, a Zona Franca de Manaus e o Simples Nacional; um sistema de cashback, definindo-se posteriormente qual o público elegível a ser beneficiado, como instrumento para a implementação de progressividade na tributação do consumo; a criação de um fundo de desenvolvimento com o objetivo de reduzir desigualdades regionais e de estimular a manutenção de empreendimentos nas regiões menos desenvolvidas, que deixarão de contar com benefícios fiscais dos tributos extintos; E para o IPVA, deve-se prever sua incidência sobre veículos aquáticos e aéreos.

“Não é justo que o contribuinte de classe média arque com a tributação da propriedade de seu carro ou sua moto usados enquanto donos de lanchas, iates e jatinhos são desonerados”, ressalta o relatório.

O substitutivo deve passar ainda por uma última rodada de diálogos com as bancadas, lideranças, demais parlamentares, e setores da sociedade, para assim ser votado no Plenário da Câmara. A intenção, segundo Aguinaldo, é que após essa divulgação do relatório, seja possível construir um consenso sólido com o apoio necessário para a aprovação da reforma.

“Esse relatório não é um relatório apenas meu, é o resultado do esforço incansável de todos os meus pares neste grupo de trabalho que construíram de forma absolutamente colaborativa. Esse é um passo muito importante para que a gente possa chegar na primeira semana de julho e entregar ao país uma reforma que vai mudar a vida do povo brasileiro”, finalizou Ribeiro.

Ouça:

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sport e Ceará estão de volta à primeira divisão do Brasileiro; NE pode ter 5 representantes em 2025

O Nordeste mais forte na elite do futebol brasileiro. O Ceará e o Sport serão…

25 de novembro de 2024

Acidente com ônibus em ribanceira deixa ao menos 17 mortos em Alagoas

Tragédia na estrada. Um acidente grave ocorrido na tarde de ontem, domingo, (24/11), na cidade…

25 de novembro de 2024

Inicia hoje os pagamentos do benefício Pé-de-Meia; veja o cronograma

Os pagamentos da próxima parcela do benefício Pé-de-Meia, no valor de R$ 200, começam hoje…

25 de novembro de 2024

Mulher denuncia homem por suspeita de envenenamento na cidade de Bayeux

Foi registrado ontem (24), na 6ª Delegacia Distrital, em Santa Rita, uma tentativa de envenenamento.…

25 de novembro de 2024

Veículo com sete ocupantes tomba, deixa feridos e paralisa trecho da BR-230 na PB

Um acidente do tipo tombamento foi registrado por volta das 17h de ontem (24) na…

25 de novembro de 2024

Fim da escala 6X1: Especialista paraibano avalia prejuízos da PEC para o setor produtivo: “Estamos competindo com o mundo”

A polêmica em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim…

25 de novembro de 2024