O deputado Efraim Filho (DEM/PB) será palestrante na manhã desta terça-feira (7), às 9 horas, no seminário “Empreendedores e os Pequenos Negócios – Gerando Desenvolvimento Social e Econômico”, com o tema: “O papel do legislativo para o desenvolvimento da micro e pequena empresa”.
Atualmente 98, 5% das empresas brasileiras são micro ou pequenas, correspondendo a 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e são responsáveis por 54% do total de empregos formais existentes, ou seja, empregam mais trabalhadores com carteira assinada que as médias e grandes empresas segundo dados do IBGE e SEBRAE e de acordo com o Efraim Filho “é fundamental discutir o fortalecimento deste seguimento que gera emprego e renda para milhões de pessoas no Brasil”, afirmou.
As motivações para empreender se concentraram em aspectos positivos, como: conhecimento, experiência, vontade e oportunidade. Segundo dados do Sebrae apenas 25% dos entrevistados disseram que abriram a empresa por necessidade de aumentar a renda ou por estar desempregado).
Na avaliação de Efraim Filho a Lei 123/2006, que estabeleceu um novo estatuto para as microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Também conhecida como “Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte” ou simplesmente “Lei Geral”, a Lei 123/2006, concedeu a esse nicho de empresas um tratamento diferenciado, o que têm contribuído para o crescimento dessas empresas e, certamente, para o aumento de suas taxas de sobrevivência e competitividade.
“A quantidade de Microempresas no país saiu de 2,65 milhões, em 2009, para 4,14 milhões, em2017, e deve atingir 4,66 milhões, em 2022, segundo projeções do Sebrae. Isso representa um crescimento de 75,5% nesse período de 23 anos, a uma taxa média anual de 2,47%. Estes dados mostram que podemos acreditar neste setor. A legislação tem melhorado muito e o mais importante, tem simplificado a tributação destas empresas” informou.
PB Agora
Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…