Categorias: Política

Para aliados, tirar pasta das Cidades do PP e dar a PMDB demoliria blocão

PUBLICIDADE

Com dificuldade de fechar os nomes do PMDB em seu ministério, a presidente eleita, Dilma Rousseff, enfrentará agora mais um obstáculo: a sensação entre os peemedebistas de que o oferecimento do Ministério das Cidades ocorreu apenas para quebrar o blocão montado entre PMDB-PP-PTB-PR e PSC. O blocão tinha como premissa que nenhum dos partidos aceitaria cargos de outro do grupo. Hoje, Cidades está com o PP. “Não vou tratar disso sem discutir com o PP”, comentou o líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves, que passou o dia tentando administrar a insatisfação da bancada com a perda de espaço no Executivo e a indicação de Sérgio Côrtes para a Saúde sem o crivo da legenda. “Ele não é da cota do partido”, afirmou o vice-presidente eleito, Michel Temer, que tem ajudado nos acertos.

A primeira reação contundente veio do ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso. “Na campanha, Dilma só faltava falar “uai”. Agora, sumiu de Minas e tirou os cinco ministérios do estado. No caso do PMDB, querem nos dar Previdência, que é encargo, e Minas e Energia, depenado”, comentou ele, na condição de deputado eleito. “Os bons são para o PT. O Planejamento ficou com um Zé Dirceu de saias”, emendou, referindo-se à ministra Miriam Belchior.

Até o momento, o PMDB garantiu dois ministérios: Minas e Energia, para onde voltará o senador Edison Lobão (MA), e Agricultura, com o atual titular, Wagner Rossi. O problema são os outros três que o partido deseja. A conta é simples: se o PT, com 80 deputados, tem 15 ministérios, e o PSB, com 33, ficou com três — Integração, Portos e Turismo — o PMDB, que tem 79, deveria ter, ao menos, cinco. E o partido não considera dentro do pacote Saúde e Defesa, onde a permanência de Nelson Jobim foi definida sem ouvir o PMDB.

Tudo isso foi dito por Temer e Henrique Eduardo Alves ao futuro ministro da Casa Civil, Antônio Palocci, num jantar na terça-feira na casa do líder do PMDB. Ali, trataram do Ministério das Cidades, que ainda está em discussão, uma vez que Temer deseja indicar Moreira Franco — Dilma também quer levá-lo para a equipe — mas Moreira não representa a bancada, que deseja indicar um deputado. Também falou-se da Previdência, pasta que não agrada aos peemedebistas. Foi dito a Palocci que o partido prefere “trocar” Previdência por Comunicações, que continuaria na cota do Senado.

Cena
Ontem, durante a reunião da bancada, Henrique disse que o PMDB hoje era governo e que amanhã poderia não ser. Teve ainda seu nome lançado para concorrer à Presidência da Casa no ano que vem. Esse movimento soou como pressão sobre o PT e a presidente eleita. Dilma e a cúpula da transição têm agido como calma. Diante da insatisfação da bancada pela escolha do ministro da Saúde sem que fosse consultada, Dilma disse a fotógrafos e cinegrafistas que não havia escolhido o comandante da área. Tudo poderia ter sido resolvido se o governador do Rio, Sérgio Cabral, não tivesse anunciado que Côrtes seria ministro. Afinal, Palocci já havia acertado com Temer que o nome seria submetido à bancada.

O cardápio do PSB
» O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, fecha hoje com Dilma Rousseff a indicação de Fernando Bezerra Coelho para ministro da Integração Nacional. Vai discutir ainda Portos, onde há duas opções: ou o deputado Márcio França (SP) ou a permanência de Pedro Brito, como forma de amenizar a relação entre Campos e Cid Gomes, que não anda boa.

Correio Braziliense

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Prefeito em exercício, Leo Bezerra autoriza reconstrução da creche ‘Ninho do Saber’, no Bairro das Indústrias

O prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra, assinou ordem de serviço na manhã…

29 de novembro de 2024

CSP desiste de disputar elite do Campeonato Paraibano e Picuiense herda a vaga

A Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) oficializou, nesta quinta-feira (28), a inclusão da Picuiense na…

29 de novembro de 2024

Botafogo-PB anuncia retorno do goleiro Saulo, bicampeão paraibano, para a temporada 2025

O Botafogo-PB confirmou a contratação do goleiro Saulo, que retorna ao clube após quatro anos.…

29 de novembro de 2024

Estudante da ECIT Maestro José Siqueira, em Conceição, ganha medalha de ouro na Maratona Tech, em Curitiba

O estudante Esley Pires, da ECIT Maestro José Siqueira, localizada na cidade de Conceição, conquistou…

29 de novembro de 2024

Vítima de acidente de ônibus em Cajazeiras tem braços amputados e está na UTI sob ventilação mecânica

O Hospital Regional de Cajazeiras (HRC) divulgou na manhã desta sexta-feira (29) o estado de…

29 de novembro de 2024

Cumprindo TAC, PMJP inicia reordenamento da orla removendo 30 estruturas que obstruíam passeio

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) deu início nesta quinta-feira (28) ao reordenamento do…

29 de novembro de 2024